01 MAR 2021 - Aconteceu no dia 11 de fevereiro uma conversa a nível diocesano sobre a Campanha da Fraternidade. O encontro remoto proporcionou uma comentário sobre o tema da V Campanha da Fraternidade Ecumênica: FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR e do lema baseado no texto bíblico de Efésios 2,14a, “CRISTO É A NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE”.

 

Os facilitadores da conversa, Pe. Rodrigo José Jacon e os seminaristas Luiz Henrique Cuchaba e José Luís Lazaroto Neto trouxeram os assuntos que buscam a unidade ao pensar o bem comum. Através do método das paradas dos discípulos de Emaús foi se constatando a necessidade de buscar viver o encontro com as pessoas para dialogar sobre a atual realidade e as urgências pela paz.

Na primeira parada a verificação da violência e das situações de morte em nossa sociedade são sinais claros diante de tantos fatos da vida concreta que nos circunda: violência contra a pessoa humana. A segunda parada levou os participantes a aprofundar o aspecto bíblico do tema, o fundamento no Evangelho de Cristo que não permite a construção de muros, mas superar as divisões para viver a paz que o Ressuscitado nos traz.

Como consequência do encontro com Jesus Cristo surgem as ações concretas, a segunda parada, a fé praticada com obras de caridade. Por isso, a Coleta da solidariedade, que acontece em 28 de março de 2021, é a concretização de uma atitude de fé frente à temática do diálogo e do bem comum. Como última parada, os discípulos além do testemunho do Evangelho praticado, celebram o amor d’Aquele que efetiva e plenifica a vida e a paz. Como celebração do diálogo, várias intervenções, comentários e testemunhos sobre Ecumenismo, encontro com o próximo e promoção da vida. Sejam todos os cristãos construtores de pontes e não de muros, pois, “Ele é a nossa paz”.

Assessor das Equipes de Campanha: Pe. Rodrigo José Jacon.