01 MAR 2021 - No último sábado do mês de janeiro, dia 30, se uniram para a primeira reunião e início das atividades da Animação Bíblico Catequética de São José dos Pinhais deste ano de 2021, os membros da equipe diocesana, para um momento de oração, reflexão, escuta e partilha, conduzidos pelo coordenador diocesano Léo Marcelo Plantes Machado e o assessor diocesano Padre Celmo Suchek de Lima.

Ao longo deste encontro on-line, foi possível repensar a catequese a partir deste tempo que estamos vivendo, tempo de perguntas, incertezas, mas, aprendermos, a termos “um olhar esperançoso sobre o nosso tempo” – Cardeal Dom Tolentino José de Mendonça, motivados e perseverantes, assumindo nossas fragilidades, despertarmos, deixarmo-nos guiar sendo instrumentos de Deus e assim ecoar seu amor a todos, confiando que é Ele quem realiza todas as coisas.

No primeiro sábado do mês de fevereiro, dia 06, o coordenador da catequese, o assessor diocesano e os membros da equipe diocesana de catequese se uniram juntamente com os coordenadores de catequese das paróquias da Diocese de São José dos Pinhais para a primeira reunião deste ano de 2021.

Este primeiro encontro com os coordenadores foi um momento de oração da Palavra de Deus, reflexão, escuta e partilha da vivência. Os coordenadores foram motivados através do artigo do Cardeal Dom Tolentino José de Mendonça – “Que parábolas para este tempo?” que puderam refletir ao longo da semana para neste dia partilhar a vivência.

Após a oração inicial e reflexão, os coordenadores foram divididos em 07 grupos para partilhar a vivência, onde puderam partilhar a vivência a partir do texto que foi proposto para a espiritualidade e resumir em uma palavra acompanhada de uma pequena reflexão para formar um pequeno dicionário.

A reunião encaminhou-se com a reflexão do assessor diocesano Padre Celmo e o coordenador Léo, que motivaram a equipe a ouvir com o coração, acolher com amor cada pessoa e cada família. Continuar o caminho com todos os instrumentos que temos, caminho este que por vezes possui pedras, espinhos, mas também, é repleto de flores e frutos. Encerrou-se a reunião com algumas orientações e questões práticas para a catequese deste ano e a oração final, pedindo a intercessão de nosso Padroeiro São José.

Texto: Larissa Costa
Fotos: Acervo Animação Bíblico-Catequética