28 FEV 2021 -  A pandemia de Covid 19 mudou muito a vida de todos e da sociedade em geral. Até mesmo a Igreja teve que se adaptar com distanciamento, celebrações com menor número de participantes, higienização das mãos frequente, uso obrigatório de máscara, entre outras ações.

A Pastoral do Batismo, como ação organizada de evangelização da igreja, foi uma das Pastorais que mais sofreu com as medidas sanitárias de prevenção ao Covid 19. Em seu formato atual a Pastoral do Batismo evangeliza sob a forma de encontros presenciais e personalizados, que acontecem muitas vezes nas residências dos pais, padrinhos e até mesmo do catequista. Essa forma ficou, em geral, inviável de ser realizada durante a pandemia que vivemos.

Para discutir esse assunto e marcar a retomada das atividades da Pastoral do Batismo em nossa Diocese no ano de 2021, foi realizado no dia 09 de fevereiro uma reunião online, via plataforma zoom, entre a Equipe da Ação Evangelizadora e Coordenação Diocesana da Pastoral do Batismo. Participaram da reunião o Assessor Diocesano da Pastoral do Batismo Pe. Simão Valenga, o secretário da Ação Evangelizadora Léo Marcelo, o Coordenador da Ação Evangelizadora Pe. João Maria e os Coordenadores de Subsetores. Na reunião foram debatidos o plano de Ação Pastoral para o ano de 2021, a questão da evangelização no contexto atual, a Pastoral do Batismo e suas atividades nesta nova realidade que se apresenta e sua movimentação dentro da ação pastoral diocesana na forma de projetos dos encontros, da metodologia e da formação para catequistas.

O diálogo foi muito proveitoso e esclarecedor sobre as várias realidades de nossa Diocese. As coordenações de Subsetores puderam apresentar suas dúvidas, opiniões e contribuições para que a Pastoral do Batismo caminhe em conjunto ao plano de Ação Pastoral nessa nova realidade de evangelização que nos desafia.

Ação Evangelizadora da Diocese de São José dos Pinhais/PR.