25 FEV 2021 - Piraquara/PR - No dia 14 de fevereiro, em homenagem ao Padre Manoel da Virgem das Dores CP, foi inaugurado com Missa e Benção o Centro Pastoral Pe. Manoel da Virgem das Dores.
Estavam presentes na inauguração, a comunidade paroquial, autoridades locais, Coral Magnificat da Paróquia N. Sra. do Rosário de Colombo, e a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Celso Antônio Marchiori e concelebrada pelo pároco Pe. Jonathan Luis Antunes e do Superior Provincial dos Passionistas Padre Leudes Aparecido de Paula.

Conheça a vida e obra do Pe. Manoel da Virgem das Dores

Padre Manoel nasceu na cidade de Ponte Corvo – Itália no dia 20 de outubro de 1889, sendo filho de Luís Sparagana e Maria Posta. Foi Ordenado Padre em 15 de março de 1924 na Congregação Passionista em São Paulo – Brasil.

Veio como Missionário Passionista para a Região de Colombo a pedindo do Bispo de Curitiba assumiu duas Paróquias sendo elas a Paróquia Bom Jesus dos Passos em Piraquara e a Paróquia São João Batista em Campina grande do Sul, no período de junho de 1926 à 1928. Sua vida religiosa foi de muita dedicação, humildade, devoção e amor a Deus e ao próximo.

Padre Manoel com empenho e perseverança pleiteou a doação do terreno da Paróquia Bom Jesus dos Passos em audiência pública na Câmara de Vereadores do Município de Piraquara. A Prefeitura Municipal de Piraquara então concedeu doação do terreno, espaço este onde está localizada a Paróquia Bom Jesus dos Passos na data de 22 de julho de 1927 e ele atribuiu esta graça a Santa Maria Madalena Penitente, celebrada nesta data.

Esta doação consta nos registros realizados por Ele no livro tombo I da Paróquia Página 52, ano 1927. Graças a estes registros realizados pelo padre Manoel conseguiu-se atualmente a legalização do terreno atual da Nossa igreja Matriz. Este é a grande motivação em homenageá-lo concedendo seu nome a este Centro Pastoral. Esse que foi um zeloso pastor em nossa comunidade. E rendemos graças ao Bom Jesus.

Faleceu em Curitiba dia 18 de Junho de 1968.

“Sua fisionomia refletirá eternamente o bem que fez porque “Suas obras o seguem” (Ap 14,13)

Texto e fotos: Adriana Regina Gonçalves - Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos