14 AGOSTO 2020 - A pandemia da Covid-19 restringiu em nossas comunidades várias dimensões, entre elas, a litúrgica e a catequética. Em vista da Iniciação à Vida Cristã, para o segundo semestre indicaremos ações catequéticas envolvendo os catequizandos e suas famílias que foram elaboradas em sintonia com a Coordenação da Ação Evangelizadora, a Animação Bíblico-Catequética e a Pastoral do Batismo.

 

Comunicado aos párocos, vigários paroquiais, diáconos, consagrados(as) e catequistas.

 

CATEQUESE DE INICIAÇÃO CRISTÃ (EUCARISTIA E CRISMA)

 

1- Retorno dos encontros presenciais:

Quando no munícipio houver o retorno das aulas escolares presenciais, a coordenação, catequistas e pároco avaliem a possibilidade do retorno dos encontros de catequese. Sugerimos o retorno, em pequenos grupos, somente daqueles que já deveriam ter recebido os sacramentos da Eucaristia e da Crisma. Para as demais etapas, as famílias podem realizar em casa as ações dos temas propostos em cada etapa, orientados pelo catequista.

2- Ano catequético 2020:

Pelo que percebemos todas as paróquias tiveram ações catequéticas durante o primeiro semestre e merecem reconhecimento pela criatividade e iniciativa. Isso é válido e deve ser considerado, assim os catequizandos continuam a sequência das etapas normalmente. Propomos para o segundo semestre o início dos temas do manual “Crescer em Comunhão”, sendo 10 temas (agosto a dezembro) e 10 temas (março a junho de 2021). Quanto ao itinerário e a metodologia, os coordenadores paroquiais serão orientados pela Coordenação Diocesana.

3- Celebração dos Sacramentos da Eucaristia e da Confirmação:

Quando houver autorização do retorno das atividades escolares, os catequizandos preparados para a Primeira Comunhão e/ou para a Confirmação, cujos pais assim o desejem, podem, de acordo com o pároco e coordenação da catequese, celebrar os sacramentos em pequenos grupos. Excepcionalmente neste ano de 2020 estão autorizados os párocos para administrar o Sacramento da Confirmação nas comunidades de sua Paróquia.

 

CATEQUESE COM ADULTOS

1- Purificação e Iluminação:

Tendo retornadas as missas presenciais com a participação dos fiéis, os catecúmenos e catequizandos podem iniciar o Tempo da Purificação e Iluminação. Por questões pastorais, os escrutínios podem ser reduzidos a somente o primeiro escrutínio (próprio do tempo do Terceiro Domingo da Quaresma). Excepcionalmente neste ano de 2020 estão autorizados os párocos para administrar o Sacramento da Confirmação aos adultos, fora do Tempo Pascal.

2- Catecumenato 2020-2021:

Os catecúmenos e catequizandos que iniciariam em junho de 2020, podem fazê-lo a partir do mês de setembro, em pequenos grupos. A coordenação Diocesana orientará os coordenadores paroquiais sobre esta nova proposta de Itinerário da Catequese com Adultos.

 

CATEQUESE BATISMAL

1- Encontros personalizados com pais e padrinhos:

Onde for possível a realização dos encontros presenciais, priorizar encontros para uma só família nos espaços da comunidade, seguindo as orientações sanitárias. O primeiro encontro (Pré-Natal), bem como, o último (Pós-Batismal) podem ser dispensados.

Onde ainda não sejam possíveis os encontros celebrativos presenciais, em preparação ao Sacramento do Batismo, que os catequistas do Batismo mantenham o contato com as famílias dos pais e padrinhos, utilizando-se das mídias disponíveis, recordando-lhes a vocação à vida cristã que se inicia pela porta de entrada da fé, que se celebra no Batismo, que cresce e amadurece com os outros sacramentos da Iniciação à Vida Cristã, Confirmação e Eucaristia. Tenham presente a grandeza do filho(a) e/ou afilhado(a) receber o Espírito dos filhos adotivos, da qual decorre a importância do testemunho dos pais, padrinhos e da comunidade e dos compromissos da transmissão da fé a serem assumidos por todos.

2- Importância dos encontros personalizados:

É essencial que caminhemos em unidade no sentido de que a preparação personalizada faz parte do processo do anúncio (querigma) aos pais e padrinhos. Os encontros celebrativos do itinerário são importantes. Evite-se parecer dispensáveis, mesmo que por urgência, nestes tempos de pandemia, possam não acontecer todos os passos.

3- Sacramento do Batismo:

As Celebrações de Batizados sejam realizadas com número reduzido de pessoas, seguindo as orientações das autoridades civis (decretos municipais e estadual), bem como as orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID-19.

 

São José dos Pinhais, 14 de agosto de 2020.

 

 

Léo Marcelo Plantes Machado

Coordenador Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

 

Pe. Celmo Suchek de Lima

Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

 

Pe. Simão Valenga

Assessor Diocesano da Pastoral do Batismo

 

Pe. João Maria Rodrigues Stech

Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora

 

Dom Celso Antônio Marchiori

Bispo Diocesano

 

 

 

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
AÇÃO EVANGELIZADORA
3035-9817
www.diocesesjp.org.br