08 MAR 2020 - Londrina/PR - Entre os dias 6 e 8 de março, aconteceu o 10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom, na casa de Retiros Emaús, em Londrina. Participaram representantes de 17 arquidioceses e dioceses do Paraná.

O Arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, fez a abertura do evento e acolheu os participantes. Falou da importância do encontro ser realizado em Londrina: “Esse encontro em Londrina vem fortalecer que a Igreja de Londrina é observada e oferece elementos de crescimento e análise que fazem a gente pensar e repensar metodologicamente a questão da evangelização”, afirmou dom Geremias.

O bispo referencial da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mario Spaki, fez um resumo da caminhada da Pascom: “É uma ocasião para avaliarmos a caminhada, ver o que está dando certo e projetar o futuro. Temos muito o que festejar. Estamos caminhando, mas temos bem claro que podemos crescer muito. Os passos que foram dados são substanciosos”, afirmou.

Dom Mario falou também da visita Ad Limina Apostolorum, realizada pelos bispos do Paraná ao Papa Francisco em fevereiro. Em visita ao Dicastério da Comunicação, Dom Mario fez um panorama da comunicação no Paraná e destacou a força dos meios de comunicação, porém, há muito ainda a ser conquistado. “Mas também disse que estamos atrasados na comunicação. Temos que ter a humildade de sentar na sala de aula e aprender a comunicar. Mudou tudo de uma hora para outra e a Igreja não conseguiu acompanhar essas mudanças”, disse dom Mário.

No sábado, segundo dia do encontro, foi abordado sobre a história da comunicação no Brasil com a professora doutora Flora Neves Souza e sobre os desafios e perspectivas da comunicação com o professor doutor Reinado Zanardi.

“Na Igreja, podemos utilizar formas que já estão consolidadas na comunicação para comunicar conteúdos da Igreja de forma ética. Por que não usar memes e vídeos curtos, por exemplo, na comunicação das nossas paróquias?”, motiva o professor Reinaldo.

Colaboração: Pascom da Arquidiocese de Londrina - arquidioceselondrina.com.br