03 ABRIL 2019 - No dia 29 de março realizou-se no Centro Diocesano de Pastoral a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que se reúne a cada semestre, para refletir sobre a Ação Evangelizadora da Diocese.

Este conselho é o espaço para refletir sobre as diversas realidades pastorais da Diocese, dinamizar a ação evangelizadora, propondo novos caminhos e procurando soluções para os desafios; sendo elemento de integração das pastorais e movimentos eclesiais da Diocese e sinal de consciência, de participação e de corresponsabilidade na ação evangelizadora.

Dom Celso ao abrir as atividades da reunião mencionou a importância do trabalho em unidade e a necessidade de que a atuação do leigo seja cada vez mais incentivada para que possam ser "Sal da Terra e Luz do Mundo", nos diferentes espaços que ocupam: na família, na educação, no trabalho.

Padre João Maria e Léo Marcelo apresentaram alguns pontos para uma Reestruturação da Ação Evangelizadora, que consiste na criação de subsetores dentro dos atuais setores da diocese. Ao todo serão criados 8 subsetores. Em cada subsetor um representante do Clero será o assessor da Ação Evangelizadora e este assessor passará a fazer parte do Grupo de Reflexão Pastoral (GRP) da diocese. Cada pastoral no subsetor terá um(a) leigo(a) que será o(a) coordenador(a). Estes 8 coordenadores farão parte da coordenação diocesana na referida pastoral.

Padre Rodrigo Jacon falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2019, destacou a importância da Igreja estar presente nas instâncias que podem interferir em políticas públicas, ou seja, a atuação dos representantes da Igreja Católica nos conselhos paritários.

Dom Celso, ao finalizar a reunião, expressou a gratidão pela presença de todos e lembrou que tudo o que está sendo planejado e realizado é em vista de uma Igreja mais próxima das pessoas, uma Igreja em saída, assim como pede o Papa Francisco.

Léo Marcelo