20 FEV 2019 - Encerrou-se na tarde dessa terça-feira (19), a Assembleia dos Bispos do Paraná, que aconteceu em Toledo (PR), desde do domingo (17). Após dois dias intensos de reflexão, avaliação e projeção sobre diversos temas da caminhada da Igreja do Paraná, os bispos realizaram a eleição da nova presidência para o próximo quadriênio.

Também elegeram os bispos que irão compor o Conselho Episcopal de Pastoral (CEP): os representantes das Províncias Eclesiásticas (Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina) e o Conselho Fiscal.

A presidência para a gestão de 2019-2022 ficou composta:

Presidente: Dom Geremias Steinmetz – Arcebispo de Londrina

Vice-presidente: Dom José Antônio Peruzzo – Arcebispo de Curitiba

Secretário: Dom Amilton Manoel da Silva – Bispo Auxiliar de Curitiba

Os representantes das Províncias Eclesiásticas:

Curitiba: Dom Sérgio Arthur Braschi – Bispo de Ponta Grossa

Maringá: Dom Mário Spaki – Bispo de Paranavaí

Cascavel: Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo de Palmas e Francisco Beltrão

Londrina: Dom João Manoel Francisco – Bispo de Cornélio Procópio

Membros do Conselho Fiscal

Dom Antônio Braz Benevente – Bispo de Jacarezinho

Dom Bruno Elizeu Versari – Bispo de Campo Mourão

Dom Celso Antônio Marchiori – Bispo de São José dos Pinhais

Dom Geremias Steinmetz, eleito presidente, já tem uma longa caminhada no Regional, pois desde que se tornou bispo, há oito anos, já compôs a Comissão Episcopal Pastoral, a Equipe Nacional de Liturgia da CNBB e, na gestão da presidência que está encerrando, era o vice-presidente. Segundo ele, essa experiência foi um dos motivos pelos quais os bispos lhe confiaram essa missão. “Eu sou muito grato aos bispos pela confiança, pela amizade e, sobretudo, pela presença, troca de ideias, as bonitas discussões que a gente tem nas reuniões, isso nos dá força. Significa que vamos poder discutir conjuntamente as grandes questões e tomar decisões em conjunto, porque o presidente não age sozinho. Então, estou contente, feliz e vamos continuar trabalhando, junto com todo o trabalho que já tenho em Londrina, agora assumo também a presidência do Regional Sul 2 da CNBB”, afirmou Dom Geremias.

Questionado sobre as prioridades ao assumir essa função, Dom Geremias disse: “A experiência mostra que a gente precisa dar alguns passos no sentido de uma valorização maior de pastorais, organismos, movimentos e fazer com que o laicato seja cada vez mais firme e, acima de tudo, tenha mais preparo. Precisamos pensar a questão econômica, sobre o financiamento de muitos trabalhos que o regional tem. Também, um desafio muito grande é o nosso trabalho missionário na Guiné-Bissau, África, assim como os trabalhos missionários de nossas dioceses aqui no Brasil. Mas, no geral, podemos dizer que as nossas dioceses estão muito bem, o trabalho no nosso regional vai bem, mas é preciso sempre permanecer atento para que possamos continuar crescendo”.

A diocese de Toledo foi escolhida para sediar a assembleia dos bispos do Paraná por estar comemorando 60 anos de criação. O bispo diocesano, Dom João Carlos Seneme, acolheu a assembleia como um presente para a sua diocese: “Para nós foi uma benção ter todos os bispos do Paraná aqui, celebrando na catedral, sentindo a fé do nosso povo e fazendo essa homenagem para nós. Então, a diocese se sente realmente agradecida a Deus pela presença dos bispos aqui, que marcou as nossas festividades nesses 60 anos da nossa caminhada de fé. Foi uma alegria e uma bênção de Deus”, expressou Dom João.
A nova Presidência e o Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB vai assumir a gestão, oficialmente, na Assembleia Geral dos Bispos, que acontecerá em Aparecida (PR), nos dias 1º a 10 de maio de 2019.

CNBBSul2
(Colaboração: Jornalista Paulo Weber Junior).