05 FEV 2019 - A Pastoral do Surdo do Brasil ligada a CNBB promoveu em Natal (RN), nos dias 1º a 3 de fevereiro, o IV Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais da Pastoral do Surdo e Intérpretes (Enacorpi).

O evento aconteceu na Casa de Retiro Mãe da Divina Graça, na cidade de Macaíba. O encontro contou com a presença do bispo diocesano de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, responsável pela Pastoral do Surdo no Brasil.

O Regional Leste 2 foi representado no encontro pelo assessor eclesiástico da Pastoral do Surdo, Pe. Wagner Douglas Gomes de Souza, pelo seminarista Ronivon Plotasio Amorim da diocese de Divinópolis, pela coordenadora de pastoral, Brunna Aguiar, e pelo coordenador dos interpretes católicos, Marcelo Santana.

De acordo com Brunna, o objetivo do encontro foi capacitar os coordenadores regionais a fim de que estejam em comunhão com as diretrizes propostas pela equipe do nacional. “Além disso, proporcionou palestras de evangelização para pessoas com deficiência auditiva, promovendo a Palavra de Cristo independente da língua falada e/ou sinalizada”, explica.

O encontro também contou com uma belíssima reflexão de Dom Celso sobre a Pastoral do Surdo na condição de “Igreja em saída”, sob a luz do evangelho de São João, capítulo 10, versículo 9: ‘Eu sou a porta. Quem entra em mim será salvo’. “É um evento importante, pois tivemos a oportunidade de estudar, debater, trocar experiências e acrescentar melhorias ao projeto de ações para o fortalecimento das pastorais em nível nacional na esfera (arqui)diocesana”, finaliza Brunna.