06 DEZ 2018 - Araucária/PR - Concluindo as formações deste ano de 2018, aconteceu no domingo (02) a formação para catequistas formadores, introdutores e catequistas da catequese inclusiva, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Araucária.

A formação teve aproximadamente 150 participantes vindos das Paróquias que constituem a Diocese de São José dos Pinhais.

Formadores

Os formadores foram assessorados pela professora Vanessa Roberta Massambani Ruthes. O tema trabalhado foi "Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas". Neste dia, dentre os pontos trabalhados por Vanessa, destacamos os seguintes: O que é mistagogia? O que é ser mistagogo? Mistagogia nas Sagradas Escrituras, dimensões da Formação, sobretudo um momento da experiência do servir, onde todos fizeram a experiência do Lava-pés, lavando e tendo os pés lavados.

Introdutores

Reunidos com os membros a equipe diocesana de catequese que conduziram as atividades ao longo do dia, os catequistas introdutores da segunda etapa de formação puderam se aprofundar no tema da Iniciação à Vida Cristã. Num primeiro momento foi refletido e partilhado os desafios da Evangelização no tempo em que vivemos e a necessidade de estar preparado e atento a essas transformações para enfrentar os desafios neste compromisso de receber e orientar novos discípulos missionários ao anúncio do Evangelho e no caminho catecumenal.

A iniciação à vida cristã é um caminhar permanente na vida do cristão. Não se nasce cristão, faz-se cristão. É um processo que tem como único objetivo levar a pessoa a encontrar-se com Jesus e tornar-se um discípulo missionário. Foram fundamentadas todas as etapas e celebrações na caminhada da pessoa que estará percorrendo este caminho catecumenal.

Com o grupo catequistas introdutores que estiveram realizando a primeira etapa de formação, conduzido pelos membros da equipe diocesana de catequese, foi fundamentada a importância do ser introdutor, seu perfil e sua missão. A importância do acolher o candidato a catequista, de proporcionar formações para o aprofundamento na fé, ajudá-lo na intimidade com Deus e assim fazer a experiência do encontro com Jesus. Despertar a alegria em anunciar Jesus Cristo e torna-Lo cada vez mais, conhecido, amado e adorado.

Catequese Inclusiva

Conduzida pelos membros da equipe diocesana de catequese foi fundamentada uma reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã, a partir da Leitura Orante do Evangelho de Marcos 3,1-5, que culminou na construção de um caminho de inspiração catecumenal no qual os passos sejam dados em direção à uma catequese acolhedora, acessiva, cuidadosa e promotora do respeito e do reconhecimento das diferenças. Houve a presença da catequista e intérprete de LIBRAS – Alice que partilhou sua experiência de evangelização com a Pastoral do Surdo, onde foi proporcionada uma partilha sobre os aspectos didáticos e metodológicos da catequese inclusiva a partir do Documento Catequese e Vida (2011).

As atividades se findaram na Igreja, onde todos os participantes, formadores, introdutores e catequistas da catequese inclusiva se reuniram para a oração da dezena vocacional pedindo em cada comunidade uma nova vocação, como gesto concreto da Ação Evangelizadora e com a Santa Missa e entrega da Oração do Senhor, presidida pelo assessor Diocesano da Catequese Padre Celmo Suchek de Lima.

Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética