23 MAIO 2018 - Mariental, Lapa/PR - Aconteceu no dia 05 de maio a Formação Permanente para Catequistas na comunidade de Porteiras, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Mariental.

A formação teve início com a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo padre João Batista, pároco da nossa comunidade. As formadoras da Diocese de São José dos Pinhais, Cristiane e Rosi, conduziram a formação abordando o tema "Querigma", e discorrendo sobre o processo do primeiro anúncio, o encontro com o Cristo vivo, mediante a acolhida, encontro com os irmãos, meditação da Palavra, celebração do Mistério Eucarístico, o Catecumenato, a relevância desta vivência e o caminho para a iniciação à vida Cristã na catequese e na comunidade.

Foi explanado também sobre os projetos diocesanos em que estamos inseridos: Perseverar, Servir e Anunciar que são formações imprescindíveis para nos ajudar na caminhada do ministério catequético da igreja.

Houve também um momento de interiorização da Palavra, oração, reflexão sobre o amor, a presença de Jesus na vida de todos que o buscam. A verdadeira experiência com Jesus nos garante a paz, sustento na fé, perseverança na missão, pela unção do Espirito Santo.

Ao final do dia, os coordenadores de comunidade da paróquia conduziram a Celebração de envio e devoção Mariana, momento de espiritualidade, que levou a todos, orar e refletir sobre a caminhada que deve ser assumida por todos nós, com paciência e perseverança. Foi um dia de profunda edificação, fortalecimento na fé, partilha de experiências e motivação para os catequistas em ser constantes na missão, promovendo e consolidando ações que compreendam e integrem o anúncio do Querígma e a primeira evangelização, o conhecimento, a celebração, a experiência comunitária e o exercício do empenho cristão no mundo.

Coordenadora de Catequese: Eliane Eberle