22 MAIO 2018 - O Instituto secular Franciscano Seara, com sede no Eremitério Santa Clara, em Tijucas do Sul/Pr, cresce se expande acolhendo mulheres que desejam consagrar suas vidas por toda a vida. 

 

Nos dias 19 e 20 de maio, reuniram-se em Assembléia 37 pessoas, membros e associadas do Instituto, das regiões de abrangência das Fraternidades de Curitiba e Ponta Grossa, para a criação de uma Fraternidade Regional, com governo local, para adaptar-se às necessidades do crescimento do Instituto. Até o presente momento essas Fraternidades estavam diretamente vinculadas ao Governo Geral.

Nessa oportunidade foram recebidas à formação inicial uma pessoa da fraternidade de Curitiba e uma da fraternidade de Ponta Grossa.

Os Institutos Seculares ainda são muito pouco conhecidos, embora aprovados Pelo Papa Pio XII em 1947, e terem sua figura canônica e teológica delineada também no Decreto Perfectae Caritatis, no Código de Direito Canônico e na Exortação Apostólica Vita Consecrata. Em 2017 a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada publicou o documento 47, uma carta aos Bispos, com o título: “Consagração e Secularidade”, sintetizando a doutrina do Magistério da Igreja até o momento.

É vida plenamente consagrada, inspirada na vida que Jesus viveu com Maria e José no lar de Nazaré, durante os trinta anos de sua vida oculta.

O Instituto Franciscano Seara reúne mulheres solteiras e viúvas, que expressam sua consagração a Deus no mundo, professando os votos de Castidade consagrada, Pobreza evangélica e Obediência fraterna, por toda a vida. Também associa mulheres separadas que não pretendem uma nova união.

É vida totalmente consagrada, mas a consagração é secular, vivida no meio do mundo. Sua secularidade é plenamente consagrada, transformando sua vida profissional, familiar, social em oferenda e louvor ao Senhor.

Nossa alma se expande em louvor pela nossa vocação e pelo dom das novas irmãs que o Senhor nos dá!

Helena Paludo - 1ª Secretária Regional