28 ABRIL 2018 - Lisboa/Portugal - Provincial dos combonianos portugueses destaca exortação apostólica do Papa Francisco e sublinha novos desafios da vida missionária.

 

“Como um convite para a santidade, do ponto de vista da perspetiva teológica do papa, é uma bomba impressionante que vem dizer que a santidade é a alegria, é a vida, é a festa”. É a leitura que o padre José Vieira, provincial dos combonianos portugueses faz da nova exortação apostólica do Papa Francisco, «"Gaudete et Exsultate», «Alegrai-vos e exultai»

Combate ao individualismo globalizado

“Um itinerário principal para combatermos o individualismo globalizado”, diz em entrevista ao VATICAN NEWS o Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos em Portugal, que considera que é preciso “ter uma visão critica sobre os aspetos negativos da globalização”. “Um dos aspetos mais negativos que o papa fala muito, a meu ver, é o descartar de pessoas. A globalização faz das pessoas consumidores, mais do que construtores da própria vida”, diz o sacerdote que alerta para “o individualismo globalizado”.

Missão em dois sentidos

O padre José Vieira, com larga experiência missionária em África, destaca também a importância da missionação portuguesa nos países lusófonos, mas sublinha que “a Missão faz-se sempre em dois sentidos”. “Se nós no passado íamos para anunciar o Evangelho, neste momento há um movimento contrário. Os africanos que foram evangelizados, estão-nos agora a evangelizar”, diz o sacerdote comboniano que lembra “as muitas paróquias já entregues a africanos” em Portugal.

“Ao aceitarmos africanas e africanos dentro dos Institutos, temos também de aceitar todos os valores, toda a experiência humana, toda a expressão de fé, que eles, como africanos e africanas, têm e que vão dar, digamos, uma expressão nova aos nossos próprios carismas”, sublinha o presidente da CIRP.

Vatican News