29 MAR 2018 - São José dos Pinhais/PR -  Nesta quinta-feira da Semana Santa (29) que nos insere no Mistério Pascal de Cristo, o clero se reuniu juntamente com o bispo diocesano Dom Celso e centenas de fiéis para a “Missa do Crisma”.

A celebração aconteceu na Catedral de São José, na cidade de São José dos Pinhais/PR, onde o Bispo Dom Celso Antonio Marchiori abençoou o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagrou o Santo Crisma. Os Santos Óleos são utilizados durante o ano litúrgico para os sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos. O óleo do crisma é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os novos sacerdotes.

Esta missa é também chamada a “Missa da Unidade”, pois expressa a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo e constitui um momento forte de comunhão eclesial, de participação na comunidade e nos sacramentos da Igreja. Os sacerdotes, diocesanos e religiosos, renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Na homilia, Dom Celso recordou a consagração sacerdotal e a missão recebida pelo sacramento da ordem:

“Na última ceia, por meio dos apóstolos, Jesus nos constituiu servos do Mistério. Estamos realizando agora a humildade de nosso sacerdócio no único grande sacerdote Jesus Cristo. Jesus, o Filho único foi pelo Pai ungido pelo Espirito Santo para ser o Cristo do Senhor. Participando de sua consagração no dia de nossa ordenação, fomos transformados para ser ao outro testemunhas de sua redenção, ou seja, pelo sacramento da ordem, nos identificamos com Cristo e passamos a ser o Cristo para o povo santo de Deus”, ressaltou Dom Celso.

O Bispo diocesano ainda salientou sobre a necessidade do sacerdote viver o Mistério de Cristo, apesar das fragilidades da vida:

“Nuca poderemos totalmente ter consciência do grande mistério que foi posto em nossas mãos. No entanto, somos chamados a uma contínua atenção para a perfeição moral, para viver o mistério que foi posto em nossas mãos e sermos imitadores de Cristo. Com os olhos fixos em Jesus, sejamos homens de Deus, homens de coração, homens da palavra, homens da eucaristia. Apaixonados pela Igreja, deixemos transparecer pelo nosso testemunho a santidade de Cristo, como nos diz Paulo, perfume de Cristo. Que todos que de nós se aproximarem, tenham a alegria de encontrar o Cristo da acolhida, da bondade, da generosidade, da alegria, o Cristo manso e humilde de coração”, destaca.

A missa do Santo Crisma foi também o momento do lançamento na diocese de São José dos Pinhais da Ação Evangelizadora Cada Comunidade uma Nova Vocação, que abrange 51 dioceses dentro e fora do Brasil.

“Estamos numa grande campanha vocacional: cada comunidade uma nova vocação. E nada mais forte nesta campanha, do que o nosso testemunho sacerdotal: rezar, falar, convidar e testemunhar. Rezamos sem cessar, e incentivemos nossas comunidades para que rezem com fervor, para que numerosos jovens aceitem responder ao chamado de Cristo, que não cessa de desejar que aumente o número de seus apóstolos para ceifar os seus campos”, salientou Dom Celso.

Confira o video oficial da Ação Evangelizadora CLIQUE AQUI

O Bispo ainda agradeceu ao trabalho dos sacerdotes nas paróquias e comunidades, aos diáconos, aos religiosos e religiosoas, e incentivou para que intensifiquem as orações pelas vocações.

Pe. Marcio Adriano Krefer / Pascom Diocesana