29 nov 2017 - Pe. João Maria Rodrigues Stech da Paróquia Senhor Bom Jesus de Mandirituba/PR, diocese de São José dos Pinhais, lança CD de canções que tem objetivo de evangelizar e sustentar projeto de auxílio a pessoas que enfrentam o câncer.

Em entrevista ao site da diocese, Pe. João Maria conta como nasceu o projeto, as canções que compõem o seu CD e os planos futuros.

Pe. Marcio Adriano: Como nasceu esse projeto de gravar um CD?

Pe. João Maria: eu sempre animava as comunidades e sempre era convidado em grandes eventos nas paróquias para fazer a abertura de eventos. E as pessoas pediam para mim gravar um CD. Na verdade, eu pensei, não vou gravar CD, apenas vou fazer as animações. Mas a partir de 2015 quando eu tive câncer e durante o tratamento eu senti que não poderia ficar parado, senti que minha voz teria que ir para outros cantos e não ficar apenas em pequenos lugares. O objetivo seria levantar muita gente que está na cama doente e passando pelo problema do câncer.

Pe. Marcio Adriano: fale um pouco das canções que compõem esse CD.

Pe. João Maria: O CD tem duas características. São músicas religiosas e também músicas culturais. Tem esses dois modelos. Cantamos desde músicas inéditas. Quando eu falo “cante uma canção”, é para você que está na cama doente e é preciso cantar uma canção. Quando eu digo “pé na estrada”, é preciso saber que tem que sair e anunciar Jesus Cristo. E depois tem outras canções sertanejas, que de uma forma ou outra mexe com a nossa cultura. Por exemplo, a canção “milagre da flecha”, “rastros na areia”, são músicas que tocam o interior da gente, porque lembra o tempo de infância, quando ouvia essas canções. E diante disso, eu consegui os direitos autorais para poder cantar essas músicas e lançar o CD. Tenho certeza que chegará ao coração de muita gente.

Pe. Marcio Adriano: qual é a mensagem geral que deseja levar com essas canções?

Pe. João Maria: a mensagem que desejo levar para as pessoas é de esperança. Por exemplo, uma pessoa que está com câncer. Ao ouvir as minhas canções ela possa se alegrar. A canção tem um poder muito grande no coração das pessoas. A música pode chegar até o coração das pessoas e faze-las felizes, ter esperança, levantar da cama, saber que é possível a cura quando elas buscam essa cura.

Pe. Marcio Adriano: a gravação do CD conta com a participação de outros artistas?

Pe. João Maria: veja bem! O CD começou a ser gravado em fevereiro deste ano com a participação de Álvaro e Daniel. Poderia ter outros artistas, mas a minha preferência foi por Álvaro e Daniel, pois eles têm um belo testemunho, a conversão deles, e isto me empolgou a tê-los comigo nesta gravação.

Pe. Marcio Adriano: o CD está disponível em quais lugares? Onde poderá ser adquirido?

Pe. João Maria: Primeiramente o CD será vendido nas paróquias da diocese de São José dos Pinhais e também em alguns comércios. Por exemplo, em Mandirituba, os comércios estão aderindo ao CD. As rádios também já estão tocando as canções. Eu penso que um outro passo será entrar em contato com livrarias católicas para que seja comercializado. No entanto, ainda não levamos até as livrarias católicas, mas possivelmente dentro de dois meses já estará nas livrarias.

Pe. Marcio Adriano: o senhor tem mais planos pela frente com a música?

Pe. João Maria: temos o projeto de gravação de um novo CD a partir de maio. Também a gravação de clipes e um DVD.

Pe. Marcio Adriano: o título do CD é “Com Jesus tudo posso”. Porque esse título?

Pe. João Maria: Desde 2013 quando tive meus programas de rádio, sempre usei esse título “com Jesus tudo posso”. E esse CD nasce agora porque há um projeto. Qual seria o projeto “Com Jesus tudo posso”?. O primeiro projeto é trabalhar com pessoas que enfrentam o câncer. Por exemplo, como trabalhar com uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer! Como a nossa equipe do projeto vai trabalhar esse momento quando a pessoa recebe o diagnóstico de câncer! O segundo momento é trabalhar a familia. Porque a familia também fica doente a partir do momento em que ela recebe a notícia de que um parente está com câncer. O terceiro momento, como trabalhar a questão quando uma pessoa já está partindo, está na fase final do câncer! Então este projeto tem um objetivo que é trabalhar a questão emocional, psíquica e física. Ajudar aquela pessoa que recebe um diagnóstico de câncer. Acompanhar desde o princípio esse momento difícil, de entender, de compreender. Acompanhar o momento em que ela está vivendo a doença. E aquelas pessoas que estão indo para a fase terminal. O nosso plano é pagar as dívidas que temos com a produção do CD e depois queremos criar um fundo para poder trabalhar neste campo, ajudando as pessoas, inclusive aquelas que não tem como comprar remédios.

Pe. Marcio Adriano: o senhor também enfrentou o câncer. E como se sente hoje diante desta realidade?

Pe. João Maria: A gente segue outra realidade, o antes e o depois. O antes a gente pode viver na carne. Depois que você passou pela situação, a gente começa agora buscar meios para ajudar as pessoas que se encontram na mesma situação que eu passei.

Pe. Marcio Adriano: Qual a mensagem que o senhor deixa para toda a diocese e as pessoas de boa vontade?

Pe. João Maria: Bem! gostaria que através deste CD eu pudesse evangelizar. Todos os momentos que eu estiver numa comunidade, numa paróquia, eu não vou fazer show, mas eu vou evangelizar. Pela Palavra eu quero chegar ao coração das pessoas. Pela Palavra levar esperança às pessoas. Pela Palavra, pela música, que possa atingir principalmente aquelas pessoas que estão desanimadas, feridas, aqueles que estão doentes, abatidos, que possam ter a esperança de dizer “eu consigo”, “eu posso”, que a música seja para ela um incentivo para lutar.

www.padrejoaomaria.com.br