26 nov 2017 - Lapa, PR - No último sábado (25) a rádio legendária completou 67 anos de existência e inaugurou oficialmente as transmissões em FM. A cerimônia de inauguração aconteceu no Theatro São João, local onde em 1950 iniciava-se as transmissões em AM. 

 

Ao completar 67 anos, a emissora presenteia a população com as transmissões em FM. A migração aconteceu após um longo processo de encaminhamento de documentação junto ao Ministério das Comunicações e a longa espera para receber a outorga. O dia 25 de novembro de 2017 é marcado historicamente como um momento de progresso da radiodifusão na Lapa. 

A cerimônia de migração da Rádio Legendária contou com a presença de autoridades religiosas, politicas e militares. Algumas pessoas foram convidadas para falar sobre a rádio Legendária, como o sr. Abdala João Dardaque, ouvinte assiduo da emissora. Os ex-diretores da rádio também foram homenageados e não poderia faltar a homenagem póstuma a Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz e o Pe. João Augusto Sobrinho, duas personalidades que foram fundametais para o sucesso da rádio desde o seu inicio. 

A Rádio Legendária tem o carimbo de a primeira Emissora Católica do Paraná. Tudo começou no final da década de 40, quando alguns empreendedores lapianos encaminharam o pedido de concessão, mas sem êxito, pois o mesmo já havia sido protocolado pela Rádio Clube Pontagrossense S.A. que recebeu a outorga a 16 de dezembro de 1948 para operar a emissora na Lapa. 

Em 25 de novembro de 1950, a emissora inicia oficialmente suas transmissões com o nome de Rádio Difusora Lapiana. O estúdio foi instalado no prédio Theatro São João. Em 29 de janeiro de 1951 foi autorizado o uso da denominação "Rádio Legendária". 

A Paróquia Santo Antônio da Lapa, pertencente ainda à Arquidiocese de Curitiba, adquire a Rádio Legendária no dia 01 de maio de 1956, tornando-se a primeira Emissora Católica do Paraná. Até 1975 permaneceu nas dependências do Theatro São João e em 1976 é tranferida oficialmente para prédio próprio. Em 11 de dezembro de 1980 foi constituida a Fundação São Benedito da Lapa, mantenedora da emissora. 

A Rádio Legendária sempre foi referência de qualidade e credibilidade na cidade da Lapa e região, prestando serviço aos munícipes, alicerçada nos ideais do Evangelho e oferecendo o melhor do entretenimento e jornalismo. A Rádio Legendária FM é uma grande conquista para a Diocese de São José dos Pinhais e para a população da região. 

Rádio Legendária FM 95,9 - A Rádio que faz parte da sua vida.  

Pe. Marcio Adriano Krefer

Fotos: MAGDALA PHOTOGRAPHY