03 nov 2017 - A Diocese de São José dos Pinhais - PR por meio da Pastoral Juvenil, realizou no último dia 29 de outubro, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, cidade de Quitandinha, o DNJ 2017 – Dia Nacional da Juventude.

O tema deste ano foi “Maria, a escolhida na juventude” e o lema: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38). O evento foi organizado pela Equipe Diocesana de Assessoria da Pastoral Juvenil, juntamente com colaboradores da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, e contou com participação de mais de dois mil jovens, em suas mais variadas expressões, provenientes das paróquias de toda a nossa diocese. Foi, de fato, uma grande festa, protagonizada por nossa amada juventude.
O encontro teve início às 8h30 com a recepção e concentração dos jovens, na Praça da Bíblia, com música, trio elétrico e muita animação. O Pe. Taciano do Nascimento Rolim, Assessor Diocesano da Pastoral Juvenil, juntamente com o Frei Indiomar Maieski, Assessor da Pastoral Juvenil Setor 1 e o Diácono Permanente Robson de Andrade Souza, Assessor da Pastoral Juvenil Setor 2, acolheu a todos os presentes, abrindo o evento com uma oração invocando a presença e ação do Espírito Santo. Após momento de animação, todos sairam em caminhada rumo ao Salão Paroquial da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde foi celebrada a Santa Missa, ponto alto do DNJ.

Após a missa foi servido gratuitamente um delicioso almoço. Após o almoço tivemos momento de animação, sucedido pela pregação acerca do tema e do lema desse encontro, realizada pelo Diácono Permanente Márcio Coutinho, que enfatizou: Maria é modelo para os jovens que devem responder com generosidade ao chamado de Deus ouvindo e fazendo tudo o que Ele nos diz, tudo o que Ele nos pede.
Os nossos três Setores trouxeram apresentações que levaram a juventude a refletir sobre temas como: “Ano Mariano”, “A Espiritualidade à luz das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal”, “A missão à Luz de Aparecida, no Brasil” e “Os desafios para a elaboração e a concretização de Políticas Púbicas que visem promover e beneficiar os jovens”.
Simultaneamente a esses momentos, o artista do Grafite, Alan (Dom), criava um painel para traduzir por meio de sua arte as impressões gerais e/ou a essência deste grande evento. Ao término, ele explicou ao Pe. Taciano do Nascimento Rolim o seu painel.

O Leão representa a força e a garra da juventude e juba do leão feita em diversas cores, expressa as mais variadas expressões de juventude presentes no encontro, contribuindo para uma pluralidade de caminhos para a evangelização dos jovens que estão à espera de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo, sintetizado nas letras JC, presente também no painel.

Após as apresentações, os jovens se dirigiram para a frente da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e realizaram, de forma belíssima, o Flash mob, com coreografia elaborada pelos seminaristas salvatorianos, da música “Quem é essa que avança como a aurora”, interpretada pelo cantor católico, Tony Allysson. Na sequência, ainda na frente da Igreja Matriz, foi tirada a foto.
Coube ao Diácono Robson de Andrade Souza anunciar oficialmente que o #DNJSJP2018 será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Rio Pequeno, São José dos Pinhais, no dia 16 de setembro, das 8h30 às 18h. Anúncio que a juventude acolheu com muita alegria manifestas nas palmas e gritos.
O evento foi marcado por muita animação, espiritualidade, fraternidade, entusiasmo e alegria. Ao longo da tarde aconteceu a feira vocacional, na qual as congregações, ordens, institutos e os seminaristas diocesanos puderam fazer sua promoção vocacional.
As atividades do nosso DNJ 2017 foram encerradas com “chave de ouro” com o show do cantor Dudu, da Comunidade Católica Éfeta, de nossa Diocese de São José dos Pinhais.
Parabenizamos e agradecemos a nossa juventude, por terem marcado presença maciça no DNJ; a todos que fizeram acontecer e valer esse momento de grande graça para nossos jovens, com seu empenho, doação e trabalho. Agradecemos, também, ao Pe. Jandir Pereira da Luz, Administrador Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde e ao seu Vigário Paroquial, o Pe. Clayton Scabia, por terem acolhido o nosso pedido para sediarem esse evento e também por terem viabilizado o necessário para a concretização do mesmo.
Minha especial gratidão aos irmãos padres que incentivaram e viabilizaram a vinda da nossa amada juventude para esse grande e histórico acontecimento jovem em nossa diocese. E, claro, meu sincero e especial agradecimento a todos os membros da Equipe Diocesana de Assessoria da Pastoral Juvenil. Vocês foram fundamentais para o sucesso desse evento.

Pe. Taciano do Nascimento Rolim - Assessor Diocesano da Pastoral Juvenil.