28 out 2017 – O clero da Diocese de São José do Pinhais se reuniu entre os dias 26 e 28 de outubro para a Formação Permanente. O encontro aconteceu no Hotel Harbor em Quatro Barras, região Metropolitana de Curitiba.

Pe. Jésus Benedito dos Santos da Diocese de Pouso Alegre, Minas Gerais, foi o facilitador da formação do clero. O tema abordado foi sobre a Pastoral Presbiteral. Pe. Jésus desenvolveu o tema e aprofundou sobre a importância do cuidado no ministério sacerdotal; o cuidado e os relacionamentos; a fisionomia do presbitero; ser presbitero-pastor, discipulo missionário do Senhor; ser cuidador e formador de discipulo do Senhor.

O padre tem o tríplice múnus: profeta, sacerdote e pastor. O padre é aquele que cuida do seu rebanho, tem proximidade com o povo de Deus. É a missão do pastor de acolher, discernir, integrar e acompanhar as ovelhas. O padre tem algo de divino, aquele que leva a esperança, que abençoa, cuida, protege, conduz o povo de Deus. Entretanto, o padre é humano e precisa ser cuidado. Cuidar dos relacionamentos, da vida espiritual, do corpo, da vida intelectual. O cuidado é proximidade. É "arranjar o coração", dar sentido, rumo e beleza para a vida.

Pe. Jésus disse que o "padre é um homem relacional". Por isso, é preciso ter um bom relacionamento com outros padres. “Um dos principais pilares para o sucesso do trabalho na diocese é o bom relacionamento com o clero”, destaca o palestrante. O padre se sente mais fortalecido e tem maior sucesso na evangelização.

Pe. Jésus falou do sacerdote como Pastor. O padre é lapidado e aprende a ser pastor, a pastorear o seu rebanho. O nível de desenvolvimento do pastor vai depender de seu desenvolvimento pessoal e de seu amadurecimento.

A formação permanente é também uma oportunidade do clero para a partilha e a convivência fraterna.

Pe. Marcio Adriano Krefer / Pascom Diocesana