02/08/2017 - A Pastoral Carcerária da Diocese de São José dos Pinhais atua pastoralmente nas unidades de Piraquara. A missão é ser simplesmente a presença de Cristo nos cárceres. O coração da Pastoral Carcerária é sempre a pessoa de Jesus: preso, morto e ressuscitado na pessoa do (a) encarcerado (a).

Jesus nos revela a verdade sobre a pessoa humana: também o (a) encarcerado (a) é filho (a) de Deus e também nosso irmão e nossa irmã. Sua vida, sua pessoa são também dons de Deus.

A nossa inspiração é: o que Jesus faria? o que Ele diria? como Ele trataria os encarcerados? O que diria à autoriade encarregada de cuidar deles?

Jesus não quer o erro, mas ama quem erra. Pois Ele ama a nós e aos encarcerados. Defende a dignidade de todos. Jesus não abandona ninguém.

A pastoral Carcerária não é um serviço de assistência social, mas é a "Pastoral da Escuta", pois celebra a fé Católica e escuta os encarcerados em seus sofrimentos no Sacramento da Penitência e no aconselhamento.

O subsetor 3 da Diocese de São José dos Pinhais tem uma equipe que visita as unidades de detenção de Piraquara e exerce a missão de escutar, acompanhar e aconselhar os detentos.

Pe. Jonathan Antunes - Paroquia Senhor Bom Jesus dos Passos

Diácono Manoel Pereira da Sul