25 junho 2017 – A posse de Dom Francisco Carlos como bispo da Diocese de Joinville, SC, aconteceu no último sábado (24), na Catedral de São Francisco Xavier.

Com a morte de Dom Irineu Roque Scherer em julho de 2016, a Diocese de Joinville ficou vacante à espera de um novo nome para conduzi-la. Agora, Dom Francisco Carlos é o novo pastor e o quinto bispo diocesano de Joinville. A cerimônia de posse iniciou-se às 15h com a recepção de Dom Francisco na porta da Catedral. Após a saudação inicial, foi lido o Mandato Apostólico no qual o Papa Francisco designa Dom Francisco como o novo pastor da Igreja de Joinville. Os fiéis acolhem com muita alegria a Dom Francisco que assume a cátedra.

Algumas autoridades fizeram a saudação a Dom Francisco: Pe. Jorge Oczkovski – Pároco da Catedral Diocesana; Pe. Adenir José Ronchi – Ex-Administrador Diocesano de Joinville; Dom Wilson Tadeu Jonck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis; Dom Francisco Salm – Bispo Diocesano de Tubarão e Presidente do Regional Sul 4 CNBB; Sr. Udo Dohler – Prefeito de Joinville; Pastor Inácio Lemke – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Pe. Dúlcio de Araújo – representante do Presbitério Diocesano. No final da celebração, Dom Francisco foi presenteado com diversos produtos e artesanatos da região.