19 junho 2017 - “Meu caríssimo irmão, minha caríssima irmã da Diocese de São José dos Pinhais. Nesta mensagem, agradeço todo carinho e atenção, unidade e comunhão, que recebi de todos os diocesanos, mas de modo muito especial dos sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, agentes das pastorais e membros dos movimentos eclesiais.

Foram quatro anos, quatro meses e quatro dias de muito serviço pastoral, mas a adesão e o comprometimento de todos foi fundamental para o meu serviço episcopal. Tenho um santo orgulho de poder ter sido bispo desta diocese. Mas ser bispo é estar a serviço da Igreja de Jesus onde ela queira. O Papa Francisco transferiu-me para a Diocese de Joinville, onde devo continuar a minha missão.

Este bispo sai, mas a Diocese continua e a missão evangelizadora não pode parar. Temos um plano diocesano de pastoral a ser cumprido, com seus projetos específicos. Agora é a hora de a Diocese provar sua maturidade. O caminho já está traçado, convoco a todos para dar continuidade.

Amem seus sacerdotes, aperfeiçoem os Conselhos Missionários Pastorais, cuidem da cultura vocacional. Continuem sendo generosos na construção do Seminário Maior, que está sendo possível porque todas as paróquias e uma legião de pessoas abnegadas não poupam esforços em ajudar e buscar doações. Deus abençoe todos esses corações generosos. Não se esqueçam de convidar-me para sua inauguração no primeiro semestre de 2018.

Por fim, é tempo de começar a rezar, de suplicar ao papai do céu, que envie para esta Diocese um bispo pastor, pai e amigo de todos, comprometido com a caminhada pastoral. Há muito trabalho a ser feito, mas com a cooperação de todos, tudo será possível. Tenho uma santa inveja dos bispo que virá. Perdoem-me por alguma coisa, rezem por mim, levo a todos em meu coração. Que o Senhor Deus os abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Dom Francisco Carlos Bach

Confira a mensagem de Dom Francisco no youtube: https://youtu.be/NPnWiJuOdVc

Maria, Mãe de Deus e São José, guiai o nosso bispo e amigo Dom Francisco Carlos nesta nova missão.