16 junho 2017 - Na Solenidade de Corpus Christi celebrada na última quinta-feira (15) na Catedral de São José dos Pinhais, a Diocese se despediu de Dom Francisco Carlos Bach, transferido para a Diocese de Joinvile, Santa Catarina.

 

A Catedral de São José ficou lotada e uma grande parte do povo acompanhou do lado de fora a última Santa Eucaristia presidida por Dom Francisco Carlos antes de tomar posse na Diocese de Joinvile, no próximo dia 24 de junho. No inicio da celebração, Pe. Aleixo, Vigário da Catedral, acolheu a todos e agradeceu a Dom Francisco Carlos pelos 4 anos, 4 meses e 4 dias em que esteve pastoreando esta Igreja particular. "Esta casa continua de portas abertas. Esta é sua casa", frisou Pe. Aleixo, referindo-se à pessoa de Dom Francisco e todo o seu trabalho prestado na Diocese e que jamais será esquecido. 

Após a procissão com o Santissimo Sacramento pelas ruas da cidade, Dom Francisco foi homenageado dentro da Catedral. Pe. Emerson, coordenador da Pastoral Prebiteral, em nome de todos os sacerdotes agradeceu a Dom Francisco pela amizade e proximidade com os padres e diáconos. Dom Francisco recebeu como lembrança uma imagem de São José esculpida na madeira. Ao final, o bispo emocionado agradeceu a todos e recordou que a "relação entre o bispo e uma diocese é uma relação de esposo e esposa", e existe uma afeição muito grande. Recordou que a "Diocese tem muito a crescer, é a diocese que mais cresce no estado do Paraná... Isto significa que tem muito trabalho a ser feito", destacou. É uma terra produtiva em vocações. E para isso a construção do Seminário não pode parar.  

Dom Francisco explicou que até a chegada de outro bispo, o Colégio dos Consultores vai administrar a Diocese tendo como cabeça um Administrador Diocesano que será escolhido entre o próprio Colégio. Todo o trabalho iniciado, o projeto de evangelização e o Seminário devem continuar. Em tom de descontração, Dom Francisco revelou: "tenho só uma inveja, do bispo que vier no meu lugar", arrancando risos de toda a assembléia. 

Pe. Marcio Adriano Krefer - Pascom Diocesana / Fotos: Marcos Roberto Swieck