28 maio 2017 - A II Assembleia Geral não Eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) aconteceu entre os dias 18 e 21 de maio, no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, São Paulo, com a presença de cerca de 250 pessoas, entre diáconos e esposas.

No dia 18 (quinta-feira), foi realizada a abertura com a Santa Missa presidida por Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, Santa Catarina, e bispo referencial dos diáconos no Brasil. No dia 19, às 9 horas, houve celebração solene no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Splenger, em ação de graças pelo jubileu do Diaconato no Brasil e também a participação dos diáconos neste ano Jubilar dos 300 anos.
Nesta Assembleia aconteceu também o processo de reforma do Estatuto da CND, que vem sendo feita há algum tempo. Dom Jaime Splenger abordou o primeiro tema previsto para a Assembleia, sobre “A Vocação Diaconal na Família”. Houve a participação de diáconos e suas esposas fazendo perguntas e apresentando dúvidas sobre o tema e o Ministério Diaconal.
Na manhã do dia 20, a partir das 8h30, houve oportunidade de apreciação das últimas emendas apresentadas para as alterações do Estatuto, e votado ainda no período da manhã. No período da tarde se deu continuidade na formação com o Diácono José Durán que falou sobre “O Diácono na Igreja e na Sociedade, à Luz de Aparecida”.

As esposas dos diáconos estiveram reunidas na manhã de sábado (20) na sala de palestras do Seminário Santo Afonso com o bispo referencial dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão, SC. Antes da reunião, elas estiveram na Capela do Seminário para um momento de oração para o bom êxito dos trabalhos e objetivos da Assembleia.
Na reunião houve partilha e troca de experiências e exortação do bispo para o ministério pastoral das esposas dos diáconos. Nesta assembleia o regional sul II a qual fazemos parte foi a maior delegação com 45 participantes entre diáconos e esposas. O CDD de nossa diocese foi representado pelos Diácono Joel Tulio, Diácono Antonio Basso e Diácono Nilceu Bim e sua esposa Neuza Marina Ulson Bim.

Texto e fotos: Diác. Joel Tulio