20 maio 2017 – O seminarista Rodrigo José Jacon recebeu na manhã deste sábado (20) pela imposição das mãos do sr. Bispo Dom Francisco Carlos, a ordenação diaconal.

A celebração de ordenação diaconal foi realizada na Paróquia Imaculada Conceição de Mariental, Lapa, onde o Rodrigo realiza atualmente seu trabalho pastoral. Pe. João Batista, administrador paroquial, acolheu o bispo Dom Francisco agradecendo por enviar o Rodrigo para esta Paróquia e agradeceu a presença dos Padres, familiares, religiosas e a comunidade.
Na sequência, Dom Francisco iniciou a celebração eucarística com o rito de ordenação diaconal. Partindo da liturgia da Palavra, Dom Francisco explanou sobre o amor que realiza o ser humano e o torna feliz do ponto de vista espiritual e humano. “Percebemos que no mundo de hoje o amor fragilizou-se. E nós temos que trabalhar muito para que o amor não seja fragilizado nas nossas famílias, em nosso meio sacerdotal e diaconal”, destaca Dom Francisco.
“Só é possível ser um fiel diácono se amar a Jesus Cristo acima de tudo. Amar é a palavra determinante, absoluta, para gerir em nossos corações uma vida feliz, uma vida tranquila”, completou o bispo.

Jesus ordena: “Amai-vos uns aos outros”. Ao citar o Evangelho de João (15,12-17), Dom Francisco explica que há um único caminho a ser seguido: o caminho do amor que se caracteriza pelo serviço e entrega da própria vida. “O grande exemplo de amor diaconal é o próprio Jesus. E você está aqui porque quer seguir Jesus Cristo, para fazer de Cristo a razão de sua vida e em Jesus Cristo amar e servir a todos aqueles que se aproximarem de você ao longo de toda sua vida”. Disponibilizar a vida de modo total e completo a serviço da Igreja e ser instrumento de Deus para todos.
Dom Francisco salientou ainda que “o diácono está definitivamente a serviço do altar, a serviço da palavra e a serviço da caridade... O melhor modo de servir é dar a vida”.

Rodrigo sentiu o chamado para servir a Igreja ainda quando coroinha.  “Neste dia da minha ordenação, estou muito alegre, muito feliz, depois de um longo processo de formação (9 anos). Antes de entrar no seminário fiquei onze anos de coroinha, tendo esse carinho e amor pelo altar de Jesus. Depois entrei no Seminário".

O recém ordenado é natural de Colônia Murici, São José dos Pinhais e expressou o seu agradecimento a Deus pela superação e a graça de receber a ordem. “É preciso servir na caridade e para a caridade. Para chegar à resposta deste chamado de hoje, muito se tem a agradecer. Deus é tão bondoso, generoso e misericordioso conosco, que mesmo em nossas fragilidades e fraquezas, nos sustenta em seu amor”, salientou.

Ao final da celebração, Pe. Celmo Suchek, coordenador do Setor Pastoral I, agradeceu o trabalho realizado por Dom Francisco no Setor e em toda a diocese. Dom Francisco Carlos expressou sua gratidão e carinho pelos padres e todo o povo, e finalizou dizendo que gostaria de ficar muitos anos na diocese, mas é preciso obedecer ao chamado e continuar a missão na Diocese de Joinvile.

Fotos: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/0Bx0kh_NQVvi0a1hXeC1wQWkwRXM

Texto: Pe. Marcio Adriano Krefer  / Fotos: Marcos Roberto Svieck - PASCOM DIOCESANA