13 abril 2017 – Diocese – Nesta Quinta-Feira Santa (13/04) o Bispo Dom Francisco Carlos Bach presidiu a Santa Missa do Crisma na Colônia Murici juntamente com os sacerdotes. Os óleos usados nos diversos sacramentos são abençoados e os sacerdotes fazem a renovação das promessas sacerdotais.

No dia em que a Igreja recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, os padres da diocese de São José dos Pinhais reuniram-se para celebrar a Santa Missa do Crisma com o bispo diocesano. A celebração aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Colônia Murici, São José dos Pinhais. Além do clero diocesano e religiosos estavam presentes os diáconos, seminaristas, religiosas e alguns leigos. Todos foram acolhidos pelo Pároco Pe. Estanislau, que recentemente assumiu a Paróquia.
Todos os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. “O padre é altamente considerado desde que ele seja e viva como padre. Vocês são amados em suas comunidades”, frisou Dom Francisco.
Na missa do Crisma, o bispo abençoa o óleo dos catecúmenos que será utilizado para ungir aqueles que serão batizados para que possam assumir com coragem a filiação divina; o óleo dos enfermos, para ungir os doentes e dar alivio no momento do sofrimento; e o bispo consagra o óleo para o Santo Crisma que servirá para ser usado nas ordenações episcopais e presbiterais, na dedicação das igrejas e altares, nas celebrações do Batismo e da Crisma.
O bispo agradeceu a todos os padres pelo belo trabalho realizado nas paróquias. São muitos doentes visitados, milhares de batizados e tantas pessoas que recebem o perdão, graças ao ministério sacerdotal. Partindo da oração da coleta (oração do dia) e frisando a primeira leitura, do livro do profeta Isaias (Is 61), onde nos mostra que Jesus foi ungido com o Espirito Santo para anunciar o Evangelho, curar as feridas, pregar a redenção e a liberdade, Dom Francisco enfatizou que somos chamados a fazer o que Cristo realizou.
“Fomos consagrados ao Senhor como o próprio Jesus Cristo. Essa consagração é para uma missão: anunciar a boa nova. E é com esse Espirito que hoje estamos aqui para dizer: obrigado Senhor pelo dom do meu sacerdócio; obrigado Senhor pelo imenso amor por mim, mesmo que imerecidamente (...) É por amor e graça de Deus que somos sacerdotes. É por vontade dele”, disse.
Após a celebração, os sacerdotes, diáconos e seminaristas foram acolhidos no salão paroquial para um delicioso almoço.

Texto: Pe. Marcio Adriano Krefer/ Pascom Diocesana

Fotos: Marcos Roberto Svieck / Pascom Diocesana