23 fev 2017 - O clero da diocese de São José dos Pinhais realizou o retiro anual em Florianópolis, SC, entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Momento para rezar, refletir e partilhar da fraternidade presbiteral. 

 

Com a chegada de um novo ano e muitos trabalhos pela frente, os sacerdotes necessitam de um tempo e lugar para rezar, meditar e, sobretudo, buscar forças para realizar o trabalho pastoral ao longo do ano que se segue. Deste modo, os padres da diocese de São José dos Pinhais juntamente com o Bispo Dom Francisco Carlos Bach, dedicaram esta semana (20 a 23) à oração e reflexão para repor as energias e seguir com firmeza na vida pastoral e presbiteral. 

Dom Erwin Krautler

O retiro aconteceu na casa de retiros dos Jesuitas, Vila Fátima, localizado no Morro das Pedras, em Florianópolis, Santa Catarina. Para condução e pregação do retiro, Dom Erwin Krautler, bispo emérito da Prelazia do Xingú, foi o resposável. Dom Erwin conduziu as reflexões a partir de textos bíblicos e apresentou muitas das suas experiências como bispo da Prelazia do Xingú. Momento riquissimo para ouvir, refletir e também partilhar as experiências de vida e dificuldades no caminho sacerdotal. E é claro, as orações pelo povo de Deus e todas as comunidades confiadas aos sacerdotes. O retiro é também uma ocasião para os padres rezarem por toda a Igreja, pelos paroquianos, necessitados e doentes. 

O retiro dos padres é também um momento de convivência entre os sacerdotes juntamente com o bispo diocesano. A fraternidade presbiteral é fundamental para que os sacerdotes vivam a caridade e a comunhão. A Pastoral Presbiteral tem essa missão e está no alicerce da vida do sacerdote. 

 Pe. Marcio Adriano Krefer - Pascom Diocesana