20 fev 2017 – A Diocese de Campo Mourão sediou neste final de semana (18 e 19) o 7º encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação. Aconteceu também o 3º Encontro de jornalistas das dioceses, pastorais e organismos e o 4º Encontro de articulação com as emissoras católicas do Paraná.

Sacerdotes, diáconos, seminaristas, leigos agentes da Pascom e profissionais da comunicação, reuniram-se para refletir, partilhar experiências e avaliar a caminhada da comunicação no Paraná. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Formação “Dom Eliseu Simões Mendes” e reuniu cerca de 55 pessoas provindas de 13 dioceses do Paraná. A diocese de São José dos Pinhais foi representada pelo coordenador diocesano da Pascom, Marcos Roberto Swieck e Pe. Marcio Adriano Krefer, assessor eclesiástico.

O encontro contou com a presença do Bispo Referencial para a Pastoral da Comunicação, Dom Antônio Wagner da Silva e do Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Mario Spaki. O jornalista e coordenador da Pastoral da Comunicação no Paraná, Jorge Teles, também marcou presença motivando a Pascom no Paraná e outras atividades ligadas à comunicação.

A fotografia é instrumento de evangelização

Fotografia religiosa - foi o tema da formação, assessorado pela Agência Adora, especializada em comunicação católica. A importância da fotografia, objetivo e estratégia, foi o ponto central da formação. Fernando Nunes, da Adora Comunicação, falou sobre a necessidade de “recodificar nosso olhar” e “pensar na foto como instrumento de evangelização”. Geralmente os agentes da Pascom desempenham o “objetivo de apenas registrar um acontecimento e cumprir uma escala”. É preciso pensar qual vai ser o fim daquela foto. Por que estou fotografando? É necessário esforço para produzir com qualidade. A imagem precisa impactar as pessoas.
Fernando Nunes também falou que é preciso pensar em estratégias de comunicação. E isso requer “estudar como fará aquelas imagens. Entrar em contato com a liturgia, com os ministros e com o próprio Pároco, para entender tudo o que vai acontecer naquele dia e possa fazer uma cobertura do evento com qualidade”. Nunes ressaltou que é preciso “pensar a estratégia como um todo e não só no dia do evento. Senão nós não vamos ser agentes da pascom e sim pessoas que cobrem eventos”.

Partilha de experiências e criação da RCR PR

O encontro regional foi um momento para partilhar as experiências da Pascom nas dioceses, das rádios católicas e analisar o que pode ser aprimorado. Um passo importante foi alcançado em relação às Emissoras de Rádios Católicas do Paraná. A novidade foi a definição de criação da RCR PR – Rede Católica de Rádios do Paraná. Jorge Teles, coordenador da Pascom no Paraná, incentivou a criação da rede católica de rádios e os representantes das emissoras presentes no encontro acataram a ideia de criar um portal interativo de informações e partilha de conteúdo. O objetivo da RCR PR é criar comunhão entre as rádios e fortalecer a comunicação no Regional Sul II. As rádios católicas que quiserem aderir à RCR PR poderão entrar em contato com o coordenador da Pascom do Regional Sul II.

Lançamento do 2º Muticom

Durante o encontro foi lançado o 2º MUTICOM Paranaense que será realizado em Curitiba, nos dias 07, 08 e 09 de julho. O evento será realizado nas dependências da FAE – Centro Universitário e Colégio Bom Jesus. A equipe da Pascom Arquidiocesana de Curitiba está empenhada na preparação para que todos sejam bem acolhidos. A diocese de São José dos Pinhais e de Paranaguá estarão auxiliando na realização do Muticom. As inscrições já estão abertas no site: muticompr.com.br

Regional Sul II e vocações

Pe. Mario Spaki falou sobre o site do regional sul II, onde o mesmo disponibiliza conteúdo para download e informações sobre a Igreja no Paraná. A produção de conteúdo do Regional Sul II tem repercussão não só no Paraná, mas em território nacional. Acesse o site: cnbbs2.org.br. Agradeceu pelo empenho da Pascom na Campanha 20 mil Bíblias para a África e já motivou para um próximo projeto, que terá o objetivo de incentivar novas vocações para a Igreja, mas que ainda requer a aprovação da CNBB Regional Sul II.
O próximo Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos da Pascom, jornalistas e emissoras de rádios católicas do Paraná será na diocese de Palmas/Francisco Beltrão.

Pe. Marcio Adriano Krefer - PASCOM DIOCESANA