11 NOVEMBRO 2025

PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTA


O Encontro Cultural da Pastoral Indígena e Indigenista do Regional Sul 2 da CNBB reuniu gerações e celebrou a força da cultura originária. O evento aconteceu no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava/PR, nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro de 2025.

Sob o tema “Família Indígena: Raiz de Sabedoria, Força e Resistência dos Povos Originários”, o encontro promoveu reflexões profundas sobre a estrutura familiar nas aldeias, além de ricas apresentações culturais. A programação contou com exposição de artesanato, músicas tradicionais, danças, artes e culinária típica.

A assessoria do evento ficou por conta de Ilda de Souza, indígena da Aldeia Nova Laranjeira. O encontro de gerações foi simbolicamente marcado pela presença de dona Anair, de 102 anos, e da bebê indígena Mayeli, de apenas 1 mês de idade.

A Diocese de São José dos Pinhais marcou presença com o Diácono Haldhessir José da Silva e sua esposa Josélia Aparecida Rodrigues, agentes da Pastoral Indígena e Indigenista da diocese e representantes da Aldeia Floresta, localizada em Piraquara.

A formação foi encerrada no domingo com uma Missa presidida pelo Pe. João Maria Ferreira (Pe. Joãozinho), seguida de almoço de confraternização. Os trabalhos da Pastoral seguem inspirados na proteção de Nossa Senhora do Rocio e Nossa Senhora de Guadalupe, padroeiras do Paraná e da América Latina e dos povos Indígenas.

Setor de Comunicação – Diocese de São José dos Pinhais/PR
Com informações e fotos: Diác. Haldhessir José da Silva