22 SETEMBRO 2025
CNBB SUL 2 | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
Encontro Sinodal reflete sobre os desafios da família na Igreja hoje
Na tarde de sexta-feira, 19 de setembro, teve início, no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu, o encontro “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: um olhar sobre o cuidado com as famílias”.
Participaram do evento cerca de 120 pessoas, entre arcebispos, bispos das dioceses do Paraná, padres coordenadores da Ação Evangelizadora e lideranças da Pastoral Familiar e de áreas ligadas ao cuidado com as famílias. Da Diocese de São José dos Pinhais, estiveram presentes Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano, Pe. Celmo Suchek de Lima, coordenador da Ação Evangelizadora e agentes da Pastoral Familiar e da Pastoral Judiciária.
O encontro foi motivado pela suspensão da 45ª Assembleia do Povo de Deus, prevista para a mesma data. O Conselho Episcopal de Pastoral decidiu, então, aproveitar o momento para refletir sobre a Amoris Laetitia, exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco publicada em 2016, que trata do amor na família e dos desafios pastorais atuais.
O tema central foi assessorado pelo professor doutor Diogo Pessoto, leigo da Diocese de São José dos Pinhais, que conduziu a reflexão “A perspectiva antropológica segundo a Amoris Laetitia”.
No sábado, quatro painéis aprofundaram dimensões da exortação apostólica:
- Dom José Antônio Peruzzo (Curitiba) – a misericórdia na Amoris Laetitia;
- Dom Reginei José Modolo, Dom Zico (auxiliar de Curitiba) – a consciência moral;
- Dom Sérgio de Deus Borges (Foz do Iguaçu) – implicações canônicas do capítulo VIII;
- Dom Bruno Elizeu Versari (Ponta Grossa) – o acompanhamento pastoral a casais em nova união.
O domingo foi marcado pela Santa Missa presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, seguida de momentos de conversa espiritual em 13 grupos, segundo o método sinodal de escuta e partilha.
As reflexões foram sistematizadas sob a coordenação de Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, e servirão de orientação para a ação pastoral nas dioceses do Paraná.
Pe. Celmo avaliou o encontro:
“Esse encontro nos ajuda a rever a caminhada já realizada e também tantos passos que ainda precisamos discernir. Mais do que dar respostas, o que importa é acompanhar, cuidar e valorizar o maior tesouro que temos: as famílias. Valeu o encontro? Não apenas valeu, ele foi necessário.”
Como lembra o Papa Francisco na Amoris Laetitia (31):
“O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja.”
Setor de Comunicação - Diocese de São José dos Pinhais/PR
Com informações e fotos: CNBB SUL 2