22 SETEMBRO 2025

CNBB SUL 2 | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


Comunhão e ardor missionário marcam Assembleia dos Bispos do Paraná em Foz do Iguaçu

Entre os dias 17 e 19 de setembro, no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu (PR), aconteceu a Assembleia dos Bispos do Paraná.

Entre os principais assuntos em pauta estiveram: a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau (África); a caminhada das pastorais; a preparação para o próximo Congresso Missionário Americano (CAM 7), que acontecerá em Curitiba, em novembro de 2029; a criação da Comissão Especial para os Servidores do Altar; o projeto da Escola Vocacional; políticas de saúde mental nos seminários; atualizações sobre o 5º Congresso Vocacional do Brasil; reflexões e encaminhamentos relacionados à Pré-COP30; a organização do 9º Intereclesial das CEBs do Paraná, previsto para abril de 2026, em Curitiba; além do novo curso de pós-graduação em Teologia Pastoral numa Igreja em saída, entre outros temas ligados à pastoral e à administração do Regional Sul 2 da CNBB.

A assembleia teve início na noite de quarta-feira, 17, com a celebração da Santa Missa, que reuniu os bispos das arqui/dioceses do Paraná.

Na quinta-feira, 18, os trabalhos começaram com a oração das Laudes, seguida da leitura e aprovação da pauta, previamente proposta, e da possibilidade de inserção de novos assuntos. Outro momento significativo foi a apresentação do Relatório da Presidência, destacando os principais acontecimentos e decisões desde a última assembleia, realizada em fevereiro, na Diocese de Apucarana. O dia foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo anfitrião, Dom Sérgio de Deus Borges, da Diocese de Foz do Iguaçu.

Na sexta-feira, 19, após a oração das Laudes, os bispos retomaram os trabalhos com dois momentos de destaque. O primeiro foi a participação de Fátima Langbeck, da coordenação regional da Pastoral da Ecologia Integral, que apresentou as ações desenvolvidas no último ano e sublinhou a urgência de respostas concretas aos desafios climáticos. Em seguida, o Pe. Wesley Almeida dos Santos apresentou o novo curso de especialização em Teologia Pastoral numa Igreja em saída, fruto da parceria entre o Regional Sul 2 e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte. O curso, com início previsto para 2026, será destinado a padres, religiosos, religiosas e leigos, mediante indicação dos bispos diocesanos.

Palavra de Dom Celso Antônio Marchiori

O bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, destacou que a assembleia foi um momento profundamente marcado pela fraternidade episcopal:

“Nesta assembleia partilhamos as alegrias, desafios, esperanças das nossas arqui/dioceses e eparquias, buscando caminhos para que a Igreja no Paraná seja cada vez mais fiel à sua missão evangelizadora. Foi um tempo de escuta, de oração, de discernimento, que fortalece nossa caminhada.”

Para Dom Celso, os frutos esperados desse encontro se traduzem em unidade e ardor missionário:

“Desejo que os frutos sejam concretos, especialmente no fortalecimento da vida das comunidades, na formação dos leigos e leigas e no testemunho de uma Igreja próxima, acolhedora, comprometida com o Evangelho, uma Igreja sinodal e missionária.”

Ele também ressaltou a importância prática das reflexões realizadas:

“Que com a ajuda destas reflexões sobre pastorais, movimentos e serviços, possamos avançar ainda mais em nossos projetos da ação evangelizadora, do Projeto Reiniciação e da nossa Escola de Formação, integrando mais pessoas nas pastorais, especialmente naquelas que ainda precisamos desenvolver em nossa diocese.”

Em mensagem ao povo de Deus, o bispo recordou a dimensão pastoral da assembleia:

“Tudo o que vivemos aqui é em favor de vocês. Cada oração, cada estudo, cada decisão, nossas conversas e partilhas têm em vista a vida de nossas comunidades. Convido todos a rezarem pelos bispos do Paraná e a se unirem a nós nesta missão de anunciar Jesus Cristo com alegria e esperança."

Olhar missionário

Ao comentar sobre a Missão São Paulo VI, mantida pelo Regional Sul 2 na Guiné-Bissau, Dom Celso fez um apelo para que mais pessoas se unam a este projeto de solidariedade missionária:

“Cuidando daquela porção do povo de Deus que está vivendo uma grande esperança, mesmo a partir da nossa pequena ajuda — seja pelos missionários lá presentes, seja pela participação nas campanhas — podemos juntos favorecer uma Igreja mais livre, mais comprometida e mais integrada nas comunidades eclesiais.”

Ele recordou ainda o Projeto Reiniciação, destacando que este é um caminho para o fortalecimento da fé:

“Que possamos vivenciar uma fé mais viva, mais fortalecida, capaz de renovar as comunidades e de formar discípulos missionários comprometidos com a Igreja de Cristo.”

Encerrada a assembleia, os bispos permaneceram em Foz do Iguaçu para participar, entre os dias 19 e 21 de setembro, do encontro “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar sobre o cuidado com as famílias”. O evento reuniu também padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, agentes da Pastoral Familiar e leigos envolvidos na missão de cuidado com as famílias.

Setor de Comunicação - Diocese de São José dos Pinhais/PR
Com informações e fotos: CNBB SUL 2