12 SETEMBRO 2025

CNBB | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


Aconteceu em Curitiba, nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro Marista Champagnat, o Encontro Pastoral dos Bispos das Grandes Cidades.

O bispo de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, participou do encontro no dia 10, unindo-se a bispos de diversas regiões do Brasil, além de teólogos, pesquisadores e agentes pastorais convidados.

Com o tema “Sinodalidade, Territórios e Interlocuções”, o evento buscou refletir sobre os desafios e as potencialidades da evangelização no ambiente urbano, marcado pela diversidade cultural, pelos avanços tecnológicos e pelas transformações sociais.

Com o tema “Sinodalidade, Territórios e Interlocuções”, o encontro reuniu bispos de diversas regiões do Brasil, além de teólogos, pesquisadores e agentes pastorais convidados. A proposta foi refletir sobre os desafios e as potencialidades da evangelização no ambiente urbano, marcado pela diversidade cultural, pelos avanços tecnológicos e pelas transformações sociais.

O evento promoveu um espaço de partilha e debate, com conferências, mesas temáticas e relatos de experiências, apontando caminhos para a presença missionária da Igreja nas grandes cidades.

Entre os conferencistas estiveram Dom Joel Portella Amado (bispo de Petrópolis – RJ e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB), que abordou o tema “O ministério episcopal na cidade: comunhão, interlocução e multiculturalidade”; Alex Vicentim Villas-Boas (Universidade Católica Portuguesa) e Raylson Araújo (Missionário Digital CNBB), que refletiram sobre “Midiatização da cultura: territórios, linguagens e tecnologias”; Patrícia Espíndola (PUCRS), com a reflexão “O encontro com Jesus Cristo na cidade: cultura urbana, juventudes e vocação”; e o padre Elias Wolff (PUCPR), que falou sobre “Diversidade, sinodalidade e incidência eclesial no espaço urbano”.

O encontro também apresentou experiências concretas de evangelização, como a Missão Somos Um, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e o Projeto Reiniciação, da nossa Diocese de São José dos Pinhais.

O Projeto Reiniciação, foi apresentado por Pe. Celmo Suchek de Lima e Léo Marcelo Plantes Machado. Inserido no processo sinodal e iniciado em 2022, o projeto já envolve 39 paróquias, 414 formadores, 466 grupos e mais de 5.600 participantes, que se reúnem mensalmente para refletir em pequenos grupos. Voltado à formação de lideranças que atuam em pastorais, movimentos e organismos, o itinerário de inspiração catecumenal fortalece a comunhão e a missão evangelizadora, com percurso previsto até dezembro de 2026.

Na programação, os participantes puderam optar por duas Salas Temáticas:

  • “Gestão pastoral na cidade: administração ou criatividade?”, conduzida por Dom Amilton Manoel da Silva, June Cruz e Flavia Nichele;
  • “A sinodalidade na cidade: que carismas e ministérios?”, com a colaboração de Diogo Pessotto, Andreia Serrato, Paulo Porto e Valcir Moraes.

Além dos momentos de estudo e reflexão, o encontro incluiu ainda uma visita ao Memorial Marista, espaço dedicado à memória do Instituto Marista, e celebrações eucarísticas na Capela Mãe da Misericórdia.

Com informações da Arquidiocese de Curitiba.