08 SETEMBRO 2025
PE. DEOLINO PEDRO BALDISSERA, SDS
Setembro mês da bíblia. Vamos conhecer um pouco sobre os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Todos os que já leram os Evangelhos notaram que há algumas diferenças entre eles, embora a mensagem de fundo seja a mesma. Vamos ver algumas das razões que explicam tais diferenças. É bom dizer que os Evangelhos antes de serem escritos foram transmitidos oralmente às comunidades nascentes pela pregação dos apóstolos, Pedro Paulo e demais. Não tinham por finalidade contar a história de Jesus. O seu foco é a sua “mensagem”.
Vamos começar pelo evangelho de Mateus. Mateus foi apóstolo de Jesus. Seu evangelho foi escrito em torno dos anos 60-70 em aramaico, que foi traduzido para o grego. O que temos hoje é da versão grega. Seus destinatários eram os judeus convertidos. Para eles era importante que Jesus cumprisse aquilo que estava dito na torá, aquele que cumpre as profecias e é de origem davídica. Mateus começa o evangelho com uma grande genealogia, mostrando que Jesus é descendente do povo escolhido, é descendente de Davi. Frequentemente aparecem citações dos profetas, dos salmos, indicando que Jesus cumpre as profecias. Logo ele é o Messias. As bem-aventuranças é a nova lei a ser observada em substituição a Lei de Moisés, dez mandamentos. Jesus é aquele que cumpre a justiça de Deus, realiza suas promessas.
Lucas foi discípulo de Paulo, escreveu em torno do ano 70 em grego. Em seu Evangelho tem como público-alvo pagãos convertidos. Esses não conheciam as tradições judaicas, por isso precisa explicar-lhes quem é Jesus, as origens de Jesus (infância de Jesus). Lucas fala da anunciação, do nascimento de Jesus, fala de jesus indo às festas em Jerusalém com seus pais. Mostra que Jesus veio salvar a todos. No seu evangelho há as grandes parábolas da misericórdia : Filho Pródigo, bom samaritano, Zaqueu. Ao descrever o Pentecostes mostra que há estrangeiros em Jerusalém que querem conhecer Jesus e estão representados todas as raças e línguas.
Marcos foi discípulo de Pedro, escreveu em torno do ano 67, em grego. Seus destinatários são catecúmenos que se preparavam para receber o batismo. O evangelho é uma espécie de catecismo para mostrar como tornar-se discípulo de Jesus. Começa o evangelho afirmando: “Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus...”, esse detalhe “filho de Deus” é importante. O discípulo deve crer nisso! Marcos apresenta Jesus adulto, assumindo a missão após a morte de João Batista. não fala nada da infância. Marcos tem uma estratégia, um “segredo messiânico”, não dizer quem é Jesus. Para ser discípulos precisa descobrir quem ele é pela experiência de convívio com ele. Os primeiros discípulos querem saber onde ele mora! “venham e vejam”. No evangelho aparece a questão: Jesus pergunta aos discípulos mais de uma vez, o que o povo diz quem ele é? Há as várias opiniões. Então Jesus pergunta e vocês quem dizem que eu sou? Pedro responde pelos discípulos. “o filho do Deus vivo”. Jesus proíbe que digam quem ele é. Para saber quem ele é, não basta ouvir dizer, é preciso estar com Ele! No final do evangelho Marcos apresenta um oficial romano, um pagão, ao ver Jesus morrer na cruz confessa: “(Mc. 15,39) ”na verdade este homem era o filho de Deus! Aquilo que Marcos havia afirmado no início do evangelho é confirmado pelo um pagão. Em outras palavras quem quiser ser seu discípulo (o propósito do Evangelho formar discípulos!), diante do mistério da cruz, deve confessar que aquele que nela morreu é o Filho de Deus.
João, o Evangelho de João apareceu em torno do ano 100, os destinatários são todos os cristãos, judeus convertidos e pagãos convertidos, sobretudo, às comunidades da Ásia Menor. É o Evangelho mais teológico. Algumas características que o diferencia dos outros. inicia com um prologo “o verbo se fez carne... uma breve narrativa de uma nova criação. João relata apenas 7 milagres de Jesus e cada um deles é um “sinal”. Começa com “bodas de Caná”, (origem da família, nova criação), cura do filho do oficial, cura do paralitico, multiplicação dos pães, Jesus caminha sobre as águas, cura do cego de nascença, e ressurreição de Lázaro.). Tudo no evangelho de João acontece em “duas semanas”! A primeira semana 1,19-11,57:1º.Dia 1,19-28; 2º.Dia 1,29-34; 3º.dia 1,35,42; 4º.Dia 1,43-51; 6º.Dia 2,1-11). Segunda semana 12,1-19,42. Se inicia 12,1, “seis dias antes da Páscoa” dos judeus... Jesus, agora, é como o grão de trigo que morre para dar fruto: “eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto” (12,24). No Evangelho de João aparece com frequência Jesus falando de sua “Hora”. Ainda não chegou “minha hora” (bodas de Caná), quando “ é chegada a hora Jo 12,23”, e “Pai chegou a hora”. A hora de Jesus é sua morte na cruz que vai realizar através dela a salvação de todos. Todos os milagres , como “sinais”, tem uma finalidade que é dita em Jo 20,31 que era o final do evangelho, (o capítulo 21 foi acréscimo tardio). “Estes sinais foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o filho de Deus e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome”.
Temos aí uma breve explicação porque da diferença entre um evangelho e outro. Os evangelistas eram inspirados pelo Espírito Santo, por isso seus escritos foram além de sua intenção primeira que era para determinados grupos. Na missa quando ouvimos o Evangelho, no final se diz: “Palavra da Salvação”!
Aproveite o mês de setembro para conhecer melhor os Evangelhos!