24 JULHO 2025

PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTAS


O Centro de Formação Juan Diego recebeu, entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2025, do "Encontro da Juventude Indígena do Regional Sul 2 da CNBB". O evento reuniu jovens líderes de diversas comunidades com o objetivo central de promover a conscientização sobre os desafios da saúde mental na pós-modernidade e os perigos do vício em drogas lícitas e ilícitas.

A formação, focada na prevenção de doenças como ansiedade, angústia e estresse que afetam profundamente a saúde mental dos jovens, contou com a assessoria do indígena, professor e vereador Teodoro Jaguavy Alves, do Padre João Maria Ferreira (SVD) e do Diácono Cirço Nabor.

A espiritualidade foi um pilar do encontro, conduzida pela Irmã Madalena, que propôs uma reflexão profunda baseada no Evangelho de Lucas 10, 25-37 (O Bom Samaritano). Após esse momento, os líderes das comunidades presentes tiveram a oportunidade de se apresentar, compartilhando seus anseios, sonhos e medos.

A importância do apoio institucional também foi destacada com a presença de Claudia, representante da FUNAI, que esclareceu as formas de assistência oferecidas pela Fundação às comunidades indígenas.

A Diocese de São José dos Pinhais marcou presença com o Diácono Haldhessir e sua esposa Josélia, agentes da Pastoral Indígena e Indigenistas da diocese, e com indígenas da Aldeia Araçaí, localizada em Piraquara.

A noite de sábado foi dedicada à rica cultura indígena, com apresentações de danças, cantos e manifestações espirituais das etnias Kaingang e Guarani, proporcionando um momento de celebração e intercâmbio cultural.

O encontro foi encerrado no domingo com uma missa presidida pelo Padre João Maria Ferreira, carinhosamente conhecido como Padre Joãozinho, seguida de um almoço de confraternização. Os participantes reafirmaram o compromisso com a continuidade dos trabalhos, sob a proteção de Nossa Senhora do Rocio e Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeiras do Paraná, da América Latina e dos povos Indígenas.

Setor de Comunicação – Diocese de São José dos Pinhais/PR
Com informações e fotos: Diácono Haldhessir