24 JULHO 2025
PASTORAL FAMILIAR
No dia 29 de junho, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Agudos do Sul, recebeu um significativo encontro de formação para a Pastoral Familiar. Organizado pela coordenação do Subsetor Agudos, o evento reuniu trinta e três agentes e catequistas das três paróquias que compõem o subsetor, com foco na preparação para o sacramento do matrimônio.
O encontro teve início às 9h com um café de confraternização, seguido pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Fabiano, pároco local. Em sua homilia, Pe. Fabiano acolheu os participantes com alegria e entusiasmo, ressaltando a importância vital da formação para os catequistas engajados na preparação matrimonial.
A parte central da formação foi conduzida por Lucineide e Aguinaldo, casal coordenador do Setor Pré-Matrimônio da Diocese. Eles abordaram o tema do "itinerário personalizado como preparação próxima ao Sacramento do Matrimônio". A apresentação gerou grande interesse entre os catequistas, que participaram ativamente com perguntas e dúvidas, especialmente sobre a sexualidade na vida matrimonial e a questão da fecundidade.
Um dos pontos de maior debate foi a situação em que casais desejam o matrimônio, mas planejam evitar ou adiar ao máximo a chegada de filhos. Os palestrantes enfatizaram a orientação da Igreja Católica, destacando que os esposos podem, por razões justas, precisar espaçar os nascimentos, desde que seu desejo não seja motivado por egoísmo, mas esteja alinhado com a justa generosidade de uma paternidade responsável, conforme o Catecismo da Igreja Católica (CIC 2368). Foi reforçado o ensinamento de que o matrimônio e o amor conjugal são, por sua própria natureza, destinados à geração e educação da prole, sendo os filhos o maior dom do matrimônio e uma contribuição fundamental para o bem dos pais e a santificação da família (GS 50).
O Assessor Diocesano da Pastoral Familiar também contribuiu com o encontro, abordando o tema da celebração do Matrimônio. Ele apresentou as diretrizes do Diretório dos Sacramentos da Diocese, que recomenda a formação de equipes ligadas à Pastoral Familiar em cada paróquia. Essas equipes teriam a função de auxiliar os noivos na organização da liturgia do casamento, incluindo a escolha de músicas, decoração, fotografias, e a importância da pontualidade.
Um ponto crucial levantado foi a proibição da celebração do Matrimônio em locais que não sejam igrejas ou capelas devidamente aprovadas. A celebração em capelas particulares, salões de festas, restaurantes e locais similares não é permitida, reforçando a sacralidade do ambiente para a realização do sacramento.
O encontro foi encerrado às 17h, com palavras de agradecimento dos coordenadores do Sub-Setor Agudos e do casal palestrante, Lucineide e Aguinaldo. A formação culminou com uma oração final e a despedida dos participantes, que saíram motivados e mais preparados para a importante missão de acompanhar casais em sua jornada rumo ao matrimônio.
Setor de Comunicação – Diocese de São José dos Pinhais/PR
Com informações e fotos: Diácono Lourival Goll – Assessor Diocesano da Pastoral Familiar