30 JUNHO 2025

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA


Evento reunirá cinco regionais da CNBB e aprofundará a vocação do catequista como mistagogo da oração e da esperança

A Diocese de São José dos Pinhais se prepara para participar do XI Sulão de Catequese, que acontecerá de 11 a 13 de julho de 2025, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Com o tema “Catequista, mistagogo da oração e da esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na oração” (Rm 12,12-15), o encontro reunirá representantes das cinco regionais da CNBB que compõem o chamado “Sulão”: Regional Oeste 1 (MS), Sul 1 (SP), Sul 2 (PR), Sul 3 (RS) e Sul 4 (SC).

Com quase quatro décadas de história, o Sulão de Catequese, trata-se de um espaço privilegiado de estudo, espiritualidade e escuta da realidade que forma e motiva os catequistas a vivenciarem sua missão com entusiasmo, profundidade e comunhão eclesial.

Na edição de 2025, o foco será a missão do catequista como mistagogo, ou seja, aquele que conduz os catequizandos à experiência do Mistério Pascal, fazendo da oração e da esperança o eixo de uma formação cristã que integra fé, vida e compromisso com a transformação do mundo.

 

TEXTO-BASE DO XI SULÃO DE CATEQUESE

 

O subsídio preparatório, organizado pelos padres Marcelo Luiz Machado e Wilson da Mota Fernandes, traz profundas reflexões sobre o ministério catequético na atualidade, à luz da mistagogia e do compromisso com a oração. Em três grandes catequeses, o texto propõe:

  • Mistagogia: uma experiência que avança – Aproxima a compreensão da relação entre catequese e liturgia como um caminho contínuo de conversão, centrado na experiência dos sacramentos, da Palavra e da comunidade.
  • Catequista, mistagogo da oração – Reforça a necessidade de que o catequista seja, antes de tudo, alguém que reza e que conduz os outros à oração viva, celebrativa e cotidiana.
  • Catequista, mistagogo de esperança – Convida os catequistas a serem sinais vivos de esperança no mundo atual, promovendo a fé e a dignidade humana em um tempo marcado por imediatismos e cansaços.

A obra apresenta também orientações bíblicas para a meditação e a contemplação, com roteiros orantes a partir de trechos como João 4 (a Samaritana), Lucas 11 (o Pai-nosso) e Romanos 12 (alegria e perseverança na missão cristã).

 

REPRESENTAÇÃO DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Com alegria, comunicamos que nossa Diocese será representada por um grupo comprometido de lideranças:

  • Pe. Marcos Leopoldo Barbosa – Assessor Diocesano da Animação Bíblico-Catequética;
  • Ir. Elisiane Borges – Coordenadora da Catequese na Catedral São José;
  • Joelma Penteado, Vanderlei José dos Santos e Silvinha Teixeira – membros da Equipe Diocesana de Animação Bíblico-Catequética.

A Diocese de São José dos Pinhais agradece o empenho de todos os envolvidos e se une em oração por um encontro fecundo, que renove o ardor missionário e a esperança nos corações de todos os catequistas.