18 MARÇO 2025
DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
Neste sábado, 15 de março, aconteceu no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, o Encontro do Conselho Missionário Pastoral Diocesano (CMPD), com a presença de diversos coordenadores, assessores e representantes das pastorais, movimentos, associações e organismos diocesanos.
O encontro teve início com um momento de oração e motivação. Na parte da manhã, o professor Diogo Marangon Pessotto apresentou o documento final do Sínodo dos Bispos 2021-2024, que o Papa Francisco entregou à Igreja como um documento de magistério, diretrizes e orientações para implementação nas dioceses. Na manhã de sábado (15) o Vaticano divulgou que o processo de implantação desse documento, terá início no mês de junho e culminará com uma assembleia eclesial em outubro de 2028, no Vaticano.
“Hoje pudemos fazer uma leitura e uma recepção desse documento final do sínodo, já apontando para alguns caminhos possíveis de aplicação, de implementação, de recepção desse documento, que leva em conta 3 aspectos: o primeiro, valorizar os carismas e ministérios para além das estruturas; o segundo, a conversão pessoal que implica a conversão pastoral e implica depois a conversão das estruturas; e um terceiro momento: ampliar a participação dos vários sujeitos na Igreja, desde as mulheres, crianças e outros atores”, afirmou Diogo Pessotto.
“Que nós, como diocese, mas também como a Igreja do Brasil, possamos crescer nesse processo: receber este documento, lê-lo, estudá-lo, mas, sobretudo, rezá-lo e, assim, podermos implantá-lo nas nossas comunidades e dioceses, segundo um princípio muito básico, que é o princípio de escutar o que o Senhor tem para cada uma das nossas realidades”, completou.
Pe. Adriano José Pires de Oliveira, assessor diocesano do COMIDI e IAM, destacou que é “importante nós vivenciarmos o sínodo: esse caminhar juntos nos três aspectos importantes apresentados pelo Prof. Diogo: a conversão dos vínculos, dos processos e das relações. Foi um momento de reflexão, de forte impacto sobre as escolhas e direção da nossa diocese enquanto Ação Evangelizadora”, comentou.
Ana Caroline de Paula, coordenadora diocesana da Pastoral Litúrgica, destacou a relevância desse momento formativo: “Foi muito importante para a gente se situar, tanto com as novidades da implementação, quanto para entender a metodologia, as fases e os processos. Muito importante ter esse contato para podermos aprofundar-se e rezar pelos encaminhamentos do sínodo.”
Na parte da tarde, Pe. Celmo Suchek de Lima, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, fez uma memória do Plano Pastoral Diocesano, que foi ampliado até 2026. Ele apresentou os caminhos a serem percorridos nos próximos anos em relação às novas diretrizes da Ação Evangelizadora até 2026, enfatizando a Assembleia Subsetorial marcada para 08 de novembro deste ano e a Assembleia Diocesana prevista para 2026. Ele também destacou as ações relacionadas ao processo sinodal.
O segundo momento da tarde, foi conduzido pelo Secretário Executivo da Ação Evangelizadora, Léo Marcelo Plantes Machado, que falou sobre o Plano Pastoral da Ação Evangelizadora, abordando o andamento do processo, o que já foi realizado e os próximos passos das ações diocesanas a serem realizadas até o ano de 2026, em vista da sinodalidade.
Durante o encontro, foi realizado trabalho em grupo onde cada grupo refletiu sobre as atividades que é preciso alcançar com as ações definidas no Plano Pastoral Diocesano.
O encontro contou com a presença do bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, que proferiu palavras de incentivo para missão evangelizadora destacando a “importância da unidade entre as coordenações diocesanas para que assim possa, de fato, acontecer um movimento de discernimento para a participação, comunhão e missão”, lembrou Dom Celso.
Setor de Comunicação da Diocese de São José dos Pinhais/PR