06 MARÇO 2025

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


Na terça-feira, 25 de fevereiro, a Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, em Fazenda Rio Grande, sediou o Encontro dos Colaboradores das Paróquias e Cúria Diocesana. O evento começou com um momento de espiritualidade e a bênção do bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori. O encontro foi conduzido pelo Vigário Geral, Pe. João Maria Rodrigues Stech.

O primeiro tema abordado foi “O meu compromisso com a ecologia integral”, baseado na Campanha Fraternidade 2025. O Prof. Humberto Silvano Herrera Contreras, apresentou as dimensões da experiência da Ecologia Integral: ecologia cultural, ecologia da vida cotidiana, ecologia humana, o princípio do bem comum, justiça entre as gerações, ecologia ambiental, ecologia econômica e ecologia social. Ele destacou a importância de cuidar da "casa comum", que se refere à paróquia e à diocese. O professor enfatizou que cada colaborador deve ser apaixonado pela Igreja e extraordinário nas tarefas cotidianas, ressaltando a urgência de uma conversão ecológica e um compromisso concreto.

Na parte da manhã, o segundo tema discutido foi “O meu compromisso com a missão da instituição”, conduzido pelo Prof. Kleberson Massaro Rodrigues. Ele falou sobre as características e atributos necessários para que os colaboradores trabalhem em equipe de forma eficaz.

Após essas reflexões, aconteceu a celebração eucarística presidida por Dom Celso e concelebrada pelos padres presentes no encontro. Durante sua homilia, Dom Celso destacou um versículo do livro de Eclesiástico (2, 1), que nos ajuda a compreender a espiritualidade que deve guiar o serviço dos colaboradores na cúria e nas paróquias: “Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação.” Ele enfatizou que o colaborador da Igreja é chamado a viver com humildade e serviço, não buscando reconhecimento, mas servindo com amor.

No período da tarde, o Pe. Adriano José Pires de Oliveira (Assessor Diocesano da IAM e do COMIDI) refletiu sobre “A espiritualidade do colaborador”. Ele ressaltou que a espiritualidade fundamentada em Jesus de Nazaré — na acolhida e no serviço — deve ser uma marca permanente em cada colaborador da diocese de São José dos Pinhais. O padre também apresentou dez práticas fundamentais para viver bem essa espiritualidade: 1. Acolhida; 2. Escuta e Diálogo; 3. Discrição e Silêncio; 4. Caridade e Solidariedade; 5. Serviço; 6. Misericórdia e Samaritaniedade; 7. Alegria e Otimismo; 8. Disponibilidade; 9. Organização; 10. Diocesaniedade.

Para encerrar o encontro, Léo Marcelo Plantes Machado, diretor do Instituto Dom Ladislau Biernaski, conduziu um momento de espiritualidade inspirado no texto do livro de João (13, 1-15).

Setor de Comunicação da Diocese de São José dos Pinhais/PR