15 AGOSTO 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO E FOTO: PE. CLAUDEMIR ROBERTO LEAL DA CRUZ


Os Padres Claudemir Roberto Leal da Cruz e Hélio Forte Claro, os leigos: o seminarista, Everaldo Ferreira dos Santos, a colaboradora da Câmara Eclesiástica, Michele Maria de Souza Rodrigues e a mestranda, Renata Ratton de Paula, participaram do simpósio canônico internacional dos dias 13 a 15 de agosto de 2024 em Florianópolis-SC, com o tema: Tutelar, Prevenir e Recuperar: A crise dos abusos sexuais na Igreja e a sua correta gestão segundo a práxis do Dicastério para a Doutrina da Fé. 

Geriu as conferências o oficial do Dicastério para a Doutrina da Fé, Mons. Jord Bertomeu Farnós.  Foi refletido sobre a cultura da prevenção diante da cultura do abuso, da cultura do descarte e diante de uma Igreja em época de mudança, numa geração que sobram as coisas e lhe faltam o essencial, a identidade e o senso de humanidade, como exemplo a abertura dos jogos olímpicos, a sociedade perdeu o núcleo do que é belo e humano.

É necessário criar em nossas dioceses uma comissão de prevenção e uma comissão de escuta.  Somos interpelados a criar um organismo dinâmico e vivo de prevenção em toda pastoral orgânica da Igreja e em toda a sua estrutura hierárquica. Tendo uma sensibilidade diante das possíveis vítimas e ter competência para encaminhar as denúncias as autoridades competentes.

Há uma pergunta fundamental a ser realizada, uma pergunta de todas as gerações, o que fazer para ter vida eterna, que consciência temos da vida e da vida eterna. E o perigo diante de uma sociedade que não quer ser adulta e não amadurece de acordo com a sua idade cronológica. É preciso assegurar a justiça, o processo justo, a importância do juízo de verossimilhança e os passos da investigação previa.