10 JUNHO 2024

AÇÃO EVANGELIZADORA DA DIOCESE

TEXTO: AED

FOTOS: LARISSA COSTA E JOELMA PENTEADO

Na tarde do último sábado (08) foi realizado na cidade de Quitandinha o Encontro Diocesano de Motivação para Implantação do Catecumenato. A Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde acolheu os 293 participantes, provenientes de 39 paroquias da diocese.

As atividades formativas foram conduzidas pela coordenação da Ação Evangelizadora Diocesana (AED) na intenção de colaborar na implantação e reorientação do catecumenato.

Estiveram presentes coordenadores de catequese, coordenadores de liturgia e música, coordenadores da Pastoral Familiar (preparação noivos), coordenadores da catequese batismal, coordenador dos MACs, catequista do catecumenato, futuros catequistas do catecumenato.

Os participantes acompanharam duas importantes reflexões. Na primeira, Pe. Celmo Suchek de Lima (Coordenador da Ação Evangelizadora) apresentou o percurso do catecumenato a partir da Igreja Primitiva, enfatizando os Tempos (Querigma - Catecumenato – Purificação e Iluminação – Mistagogia)  e as Etapas (Admissão, Eleição e Recepção dos Sacramentos). Na segunda reflexão,  Léo  Marcelo Plantes Machado (Secretário executivo da AED) abordou os passos e as orientações para a implantação ou readaptação do catecumenato na realidade paroquial.

Como forma de fixar melhor os Tempos e as Etapas do Catecumenato foi realizada a dinâmica do “varal do Catecumenato” tendo como objetivo a organização e entendimento do percurso que é realizado pelos catecúmenos e catequizandos adultos.
Este encontro marca o início de um processo de colaboração entre a AED e as paróquias na entreajuda da vivência catecumenal nas comunidades, estando assim em sintonia com o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora 2023-2025 que em um de seus projetos orienta para “priorizar e promover a catequese com adultos com inspiração catecumenal”.