20 ABRIL 2024

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | JUBILEU DA ESPERANÇA 2025

TEXTO: RUBHYA FERNANDES DE SOUZA - COMUNICAÇÃO DIOCESANA

Na noite desta quinta-feira, 18 de abril, a Diocese de São José dos Pinhais promoveu uma formação online em preparação para o Jubileu da Esperança de 2025. Participaram cerca de 175 pessoas, entre padres, diáconos, coordenadores paroquiais e diocesanos de pastorais e movimentos eclesiais. A formação foi assessorada pelo Pe. Celmo Suchek, Léo Marcelo e Pe. João Maria.

Pe. João Maria fez a acolhida aos participantes, explicou o objetivo do encontro e iniciou com a oração do Jubileu de 2025.

Dom Celso, diretamente de Aparecida/SP, onde estava participando da 61ª Assembleia Geral da CNBB, participou do início do encontro e entre suas palavras, destacou: “Jubileu, jubilo, alegria, contentamento, entusiasmo por causa de Jesus. Jesus é a nossa alegria, Jesus é a nossa paz. [...] queremos um novo céu e uma nova terra, onde todos possamos viver com amor, em fraternidade, liberdade e paz.” Ainda enfatizou: “Que possamos com muita simplicidade, disponibilidade, generosidade nos colocar a serviço, em cada paróquia, em cada comunidade, dentro da missão de cada um [...] que todos possamos colaborar para favorecer uma experiência maravilhosa desse Ano de Oração e do Ano Jubilar”.

Em seguida, Pe. Celmo explicou o que é o jubileu a partir do seu fundamento bíblico e como foi iniciado na história da Igreja de Roma, falou também sobre os 7 sinais do Jubileu. O Jubileu será iniciado na Noite Santa do Mistério da Encarnação do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo (24/12). Pe. Celmo explicou que o Jubileu da Esperança é o jubileu dos 2025 anos do Nascimento de Jesus Cristo. O tema deste ano, escolhido pelo Papa Francisco é: “Peregrinos de Esperança”. Os 7 sinais para a vivência do jubileu são: Peregrinação; Porta Santa; Reconciliação; Oração; Liturgia; Profissão de Fé e Indulgência. A Bula Papal do jubileu será divulgada no dia 09 de maio de 2024, na Solenidade da Ascensão do Senhor. Ao final de sua fala, Padre Celmo apresentou um trecho do Hino do Jubileu de 2025.

Léo Marcelo falou sobre os encaminhamentos práticos para o Jubileu na Igreja. Apresentou o site oficial e aplicativo do Jubileu de 2025. Apresentou também a coleção de cadernos do concílio e vídeos aulas sobre os cadernos preparados pelo Regional Sul 2 da CNBB, material para o Ano da Oração de 2024 "Ensina-nos a rezar", preparado pelo Dicastério para a Evangelização e a coleção de Cadernos sobre Oração preparada pela CNBB. O Setor de Vendas da Ação Evangelizadora irá fazer o encaminhamento para as paróquias para que possam adquirir os materiais.

No site oficial você encontra o calendário com os 35 eventos que irão acontecer em Roma no Jubileu de 2025 e como se tornar um voluntário.

Pe. João Maria passa os encaminhamentos para o Ano da Oração de 2024 na Diocese. Visitas do Projeto de Reiniciação no CMPP de cada paróquia; Assembleia Diocesana; Plano da Ação Evangelizadora e preparação do plano paroquial. No dia 30 de abril haverá a Live sobre o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora com orientações para a preparação do plano paroquial. Planejamento do GRP (Grupo de Reflexão Pastoral) e do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral).

SITE OFICIAL DO JUBILEU 2025: CLIQUE AQUI

SUBSÍDIO “ENSINA-NOS A REZAR”: CLIQUE AQUI