19 ABRIL 2024

TEXTO: CLAUDIO BILYK

FOTOS: PE. ELVES ALLANO PERRONY

"São necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de Deus. Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, iniciativas e capacidade" (LS, 14).

Motivados com esse chamado, a Pastoral da Ecologia Integral (PEI) do estado do Paraná realizou o seu primeiro encontro estadual. Os aspectos do VER - ILUMINAR - AGIR, em prol de uma efetiva ecologia integral, abordados durante o evento foram a metodologia aplicada nos dois dias do encontro. Os representantes de 15 (quinze) das 18 (dezoito) Dioceses do Paraná foram recepcionados no Centro de Formação Juan Diego na cidade de Guarapuava nos dias 13 e 14 de abril. As instalações permitiram acomodação e refeições de qualidade aos mais de 50 (cinquenta) participantes. Em primeira palestra na tarde do dia 13 abordou-se a temática da realidade ambiental do Paraná. Foi exposta suas fragilidades e chagas (VER) com uma apresentação desafiadora do palestrante João Santiago, teólogo e poeta. Após essa constatação, numa segunda apresentação foram iluminados e capacitados, por meio de documentos da igreja, tal e qual a encíclica de 2015, “LAUDATO SI”, todos os presentes. Neste aspecto foram instados e sensibilizados a reverter esse cenário (ILUMINAR) com o palestrante Pe. Vagner Raitz, assessor da PEI Sul 2 da CNBB. No transcorrer do evento no dia 14 demonstrando-se bastante entusiasmados fizeram uso da palavra os diversos integrantes da (EOF) Economia de Francisco da Diocese de Campo Mourão, Adaiane Giovanni; das Arquidioceses: de Curitiba, Rui Dias Florêncio e Rivea Medri; e os de Maringá, Rafael Oberleitner Crozatti e Graziele Soares da Silva Luz. Por fim, foram apontados possíveis passos, caminhos e projetos a serem realizados, partindo sempre da perspectiva local, do contexto em que estivermos inseridos (AGIR) com o palestrante Josué Cassiano de Araujo (Tuti), coordenador de grupos da paróquia Cristo Rei na Diocese de Apucarana realizando uma retrospectiva dos passos dados nas reflexões das Campanhas da Fraternidade dos primórdios até hoje em dia. Todos assinaram uma carta compromisso propondo ações em seus territórios no que tange ao Calendário da Pastoral da Ecologia Integral. A diocese de São José dos Pinhais se fez presente no local com os integrantes Pe. Elves Allano Perrony e os leigos Maria Martins Schmidt e Claudio Bilyk.