26 SET 2022 - Nos dias 23 e 24 de setembro aconteceu a 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema “O fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias a partir da Iniciação à Vida Cristã na cultura urbana”.

A Diocese de São José dos Pinhais, participou junto à Província de Curitiba, que reuniram-se no Centro San Juan Diego, em Guarapuava. Pela segunda vez, a Assembleia aconteceu de forma simultânea nas quatro províncias, visando assim maior participação no evento, toda organização e regulamento realizado conforme o regimento do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB Regional Sul 2 em diálogo com os assessores. A assessoria na província de Curitiba, foi realizada pelo arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2, dom José Antônio Peruzzo.

Após a assessoria na manhã do sábado, os participantes foram organizados em grupos para reflexão sobre o tema. No fim da tarde, após apresentarem síntese das reflexões dos grupos, foi realizado uma síntese geral, a qual lida e aprovada será encaminhado para homologação pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB em sua próxima reunião, agendada para início de outubro.

Alguns representantes relataram sua experiência ao participar da Assembleia. Para Zilda de Fatima Muliki dos Santos, representante da Comissão Sinodal Diocesana, a assembleia fortalece a vocação da Igreja.

"A experiência de assembleia como comunidade de partilha e vivência da fé, ratifica a necessidade de fortalecer a vocação primeira da Igreja: gerar discípulos missionários. A iniciação à vida cristã é mais do que começar a seguir Jesus, é um mergulho em 'águas mais profundas' da fé. O discípulo do Senhor, faz as opções do Senhor. E a missionariedade é a continuidade da evangelização, permitindo que Cristo permaneça no meio de nós! Roguemos ao nosso padroeiro São José, que nos dê fé e coragem para realizarmos o que Jesus Cristo nos pede: 'Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações'". (MT 28, 19)

 

O coordenador da Pastoral Diocesana da Pastoral Carcerária, Diac. Manoel Pereira da Silva, participou também da Assembleia e falou da necessidade do encantamento pela mensagem do Evangelho.

"Participar da assembleia, foi um momento de grande fortalecimento para a ação evangelizadora de nossa diocese. O tema proposto perpassa todo o trabalho missionário em todas as áreas da Evangelização. Não temos como realizar a missão em nossas pastorais se não conseguirmos atrair as pessoas a Jesus Cristo que deve ser o centro de todos os nossos trabalhos. Dom Peruzzo nos dizia que não há evangelização se não existir ternura e encantamento por Jesus Cristo e sua mensagem. Precisamos ser sinal da presença de Deus na vida das pessoas, especialmente daqueles e daquelas que estão às margens de nossa sociedade, mostrar a eles que Jesus os ama e depende de cada um de nós espalhar o seu amor em todos lugares, onde existe um irmão ou uma irmã machucado. A mensagem precisa ser encantadora, alegre e empolgante, somente assim, seremos verdadeiros missionários, transmitindo a alegria de sermos cristãos". 

 

 

Domingos Gondek é o coordenador Diocesano da Pastoral Judiciária na Diocese de São José dos Pinhais, e destacou que a Assembleia é uma oportunidade para reavaliar a caminhada e sobretudo o modo de transmitir a Palavra de Deus.

"Para mim, participar da 42ª Assembleia do Povo de Deus é um momento para reavaliar e fortalecer a nossa caminhada como Igreja discípula e missionária. É pensar e agir com ternura a nossa missão de anunciadores da mensagem de Jesus Cristo. A Iniciação à Vida Cristã é uma experiência que deve ser vivenciada, verdadeiramente, por cada um de nós, pois nos insere na vida plena de Deus, realizada em Cristo. A missão de transmitir a Palavra deve ter um novo significado. Aquela forma robotizada precisa dar lugar à alegria de ser, pertencer, participar e partilhar da construção do projeto de Deus. É necessário perseverança, amor e esperança. Para sair e servir, é preciso o olhar atento ao outro, compreender as necessidades da comunidade, ouvir e falar com o coração, partilhar, viver e testemunhar a fé em Jesus Cristo. Sem dúvida, o caminho começa por nós, pois quando crescemos na fé e assumimos a missão de batizados, damos inicio a nossa própria vocação de discípulos missionários. Que a nossa missão seja fonte de paz, amor e unidade, sob a luz do Espírito Santo". 

 

 

Representante do Conselho Missionário Diocesano COMIDI, Elzira Riva, relatou a sua experiência e e fortalecimento na fé.

"Nesse final de semana participei da assembleia do povo de Deus com o tema: o fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias a partir da iniciação Cristã na cultura urbana. Foram dias de muito aprendizado e fortalecimento na fé, renovação do meu Batismo que me envia como Missionária. Foi discutido sobre a Missionaridade da Igreja e do Povo de Deus, sobre o Caminhar Juntos, a Sinodalidade. Reavivar nos cristãos batizados e enviados o ardor missionário, ir ao encontro e busca da comunidade e das pessoas mais necessitadas. Evangelização no âmbito catecumenal e missão além fronteiras, além do nosso interior. Que sejamos igreja sinodal, em saída. Deus nos quer missionários, igreja viva, com atitudes e ações concretas, trabalhando em unidade para o bem do povo de Deus". 

 

Fotos: Marcos Roberto Svieck Fernandes (PASCOM) e Alef Renan (AED)