21 SET 2022 - Nos dias 17 e 18 de setembro, aconteceu a Assembleia Regional da Pastoral Carcerária, na Diocese de Paranavaí.

O encontro reuniu 42 agentes de pastoral de 12 dioceses, do Regional Sul 2 da CNBB. O objetivo da Assembleia foi partilhar, estudar, discutir e discernir a missão da pastoral no Paraná. A Diocese de São José dos Pinhais este representada pelos seguintes agentes: Diácono Manoel, Paula, Regina e Welber.

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba (PR) e bispo referencial para a Pastoral Carcerária no Paraná, partilhou sobre como interpretar a missão, a partir da Palavra, evidenciando que não se trata de uma ação em busca de sucesso e resultados imediatos, mas de uma presença profética e cheia de ternura junto às pessoas privadas de liberdade e seus familiares, impulsionados pelo Espírito.

A assessoria da Assembleia foi realizada pela irmã Petra Sílvia Pfaller, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária; e pelo padre Dirceu Fumagalli, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da coordenação estadual da 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB). No sábado, irmã Petra contribuiu com a análise de conjuntura, apresentando os dados atuais do sistema carcerário paranaense e o recente relatório publicado pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura sobre a situação em unidades prisionais, visitadas em maio deste ano. Padre Dirceu apresentou o cenário mais amplo da situação do país, a partir das reflexões da 6ª SSB, cujo tema é Mutirão pela Vida: por Teto, Terra e Trabalho, inspirado no Papa Francisco; e a vocação política da Igreja, a partir do Caderno Encantar a Política da CNLB. O domingo foi marcado pelo chamado à ação, a partir das campanhas nacionais contra a pena de multa, a preocupação com a mulher presa e as restrições do serviço pastoral nas unidades prisionais.

Durante todo evento, artesanatos produzidos por pessoas privadas de liberdade ficaram expostos. Houve um momento de partilha das experiências na missão nos cárceres com a metodologia de círculo restaurativo, conduzida pela Cristina Coelho, coordenadora regional para a questão da mulher presa.

Pastoral Carcerária - Diocese de São José dos Pinhais