20 SET 2022 - Em novembro de 2019, a IV Assembleia Diocesana de Pastoral aprovou como prioridade diocesana as “comunidades eclesiais missionárias”, em sintonia com as Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Após o processo das escutas sinodais, a Coordenação da Ação Evangelizadora e o Grupo de Reflexão Pastoral organizou alguns momentos formativos. A assessoria coube ao Frei João Fernandes Reinert, pároco na Paróquia Santa Clara de Assis, Duque de Caxias – Rio de Janeiro, mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio e professor do Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis. As reflexões foram organizadas a partir do livro “Paróquia: casa da iniciação e comunidade de sujeitos eclesiais. (Editora Vozes).

Assessor Frei João Fernandes Reinert / Foto: Sergio Nazar

AÇÕES REALIZADAS:

• 15 de setembro:
    Formação para os presbíteros, no restaurante da Abai em Mandirituba.

01aCEM_22_6.jpg

Formação dos Presbíteros na ABAI  - Mandirituba / Foto: Pe. Clayton Scabia

• 16 de setembro:

No dia 16 de setembro, no período das 20h as 22h foi realizada uma live para os líderes paroquiais. A live pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=FHscesL4iWE&feature=youtu.be

• 17 de setembro:

Formação das lideranças no Teatro Municipal de Mandirituba  / Foto: Sergio Nazar

Neste dia no período da tarde, no Teatro Municipal de Mandirituba, foi realizada a formação para alguns representantes das paroquiais e os coordenadores diocesanos das Pastorais, Movimentos e organismos.

Os próximos passos serão agora amadurecidos no Grupo de Reflexão Pastoral e comunicados as paróquias nas próximas semanas.

Ação Evangelizadora e Pascom / Diocese de São José dos Pinhais