30 AGOSTO 2022 - O Episcopado Brasileiro está reunido no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, para a 59º Assembleia Geral da CNBB.

(Foto: Dom Celso participa da Assembleia da CNBB) 

 

A Assembleia iniciou no domingo, 28, e vai até dia 02 de setembro. Estão presentes 296 bispos que estão na ativa e 13 bispos eméritos. Participam também os assessores das comissões episcopais pastorais, secretários (as) executivos dos regionais, convidados e equipe de trabalho. O evento reúne mais de 400 pessoas. 

A abertura aconteceu no domingo, onde o Episcopado celebrou na casa da Mãe Aparecida. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a missa concelebrada pelos membros da presidência da entidade e pelos bispos que integram o Conselho Episcopal Pastoral, o Consep.

No segunda-feira, os bispos enviaram uma carta ao Papa Francisco afirmando que a "Comunhão, Participação e Missão", constituem a inspiração e o critério das duas etapas da 59ª Assembleia Geral. Os bispos destacam também na carta que neste ano comemora-se os 200 anos da Independência do Brasil (1822 – 2022) e  o "exercício democrático de direito desenvolvem-se sob clima de tensão entre os Poderes da República". 

Na carta os bispos reafirmaram o Pacto pela vida e pelo Brasil. “Acreditamos na irrenunciável missão de nos empenharmos na promoção da pessoa humana à luz da fé cristã. Nesta tarefa, em que reconhecemos a essência do humanismo solidário cristão”, destacaram. 

 

Santa Missa na abertura da Assembleia Geral da CNBB no Santuário de Aparecida

O presidente da CNBB disse ser agradável o encontro dos irmãos no episcopado e ressaltou que os bispos não vieram à Aparecida para realizar uma convenção mas para realizar uma experiência de comunhão. “Que esse caminho seja fecundo. Estamos aqui para uma experiência bonita para fortalecer o que é mais importante da experiência episcopal dos bispos do Brasil: “a comunhão’. Viemos para fortalecer a nossa comunhão de modo que as nossas diferenças se tornem riqueza, nossos modos de ver diferentes se tornem consenso eclesial e que possamos servir melhor o povo amado de Deus”, disse.

Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, na Assembleia dos Bispos.

 

Colaboração: CNBB e Karina Carvalho - Assessora de Comunicação do Regional Sul 2