18 JULHO 2022 - No sábado (16) foi realizado o Encontro Pré-Sinodal Diocesano na Paróquia São Pedro, em São José dos Pinhais.

 

O encontro reuniu presbíteros, diáconos permanentes, religiosos (as), seminaristas, assessores e coordenadores diocesanos das pastorais, movimentos, organismos e associações, colaboradores da Cúria Diocesana e representantes das paróquias. 

O encontro foi conduzido pelo Coordenador da Ação Evangelizadora Pe. João Maria, e realizada a memória da caminhada sinodal que iniciou em outubro de 2021. Dom Celso destacou 3 pontos importantes do Encontro Pré-Sinodal: 

1) Neste encontro estamos vivendo a Comunhão, Participação e Missão.

2) Quem perseverar até o fim será salvo (Mt 24,13)

3) Representamos a Diocese de São José dos Pinhais, nossas paróquias, pastorais e movimentos.

Após a leitura orante da Palavra de Deus, houve um momento de entrosamento dos participantes, divididos em grupos, para partilha das experiências no processo de escuta que aconteceu nas paróquias. Em seguida foram apresentados alguns testemunhos sobre a escuta sinodal: Pastoral Carcerária - por Diácono Manoel; Pastoral Judiciária - por Domingos Gondek; Catedral de São José - por Pe. Aleixo; Paróquia São João Batista, Contenda - por Antônia; e Representante dos colaboradores das Paróquias. 

O resultado da escuta sinodal foi apresentado de modo breve para todos. A síntese diocesana será impressa e disponibilizada para o conhecimento de todos. Após a apresentação da síntese foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Celso Antônio e foi entregue uma Bíblia para cada um dos representantes das pastorais, movimentos e das paróquias.

O Encontro Pré-Sinodal Diocesano foi um momento para celebrar a caminhada realizada durante o processo de escuta sinodal e motivação para dar continuidade a este novo caminho já iniciado. 

 

Pascom Diocesana

Fotos: André