18 JULHO 2022 - Carta pública ao Povo de Deus sobre renúncia do Pe. Gilmar ao Ministério Presbiteral.

Queridos e amados irmãos e irmãs em Cristo, paz a todos vocês. Hoje, dia 18, após os 63 dias que publicamente na missa paroquial, comuniquei que eu iria me afastar por esse período para rezar, refletir e cuidar de mim, venho a público, por esta carta, comunicar que, após muita reflexão, conversas, direção espiritual, acompanhamento do bispo Dom Celso e oração de pessoas próximas, estou renunciando o ministério sacerdotal. Espero a compreensão e desejo de bênçãos, da parte de vocês para comigo, nesta minha nova fase da vida. Que o tratamento humano entre nós e a sincera amizade permaneça.

Quero deixar bem claro que a minha decisão é livre e pessoal. Não há nenhum motivo grave ou imoral que me forçou tomar tal decisão. Faço questão de escrever isto porque vivemos numa época de fakenews. Essa é a única coisa que me entristeceu um pouco nesses últimos  dias, pois enquanto eu fazia acompanhamento durante 60 dias, alguns, que poderiam usar o tempo para rezar, estavam especulando o porquê eu estava afastado, sendo que eu publicamente havia dito o motivo do afastamento. Como seria bom respeitarmos a dor e o sentimento alheio principalmente nesses momentos. Mas enfim, vou sair em paz com a amada Igreja, tendo a consciência que sempre fiz o meu melhor, e que, a Igreja também, fez por mim o melhor. Eu sempre serei grato por tudo que recebi da Santa Mãe Igreja.

Quero agradecer a Deus por ter me usado para levar tantas pessoas para o caminho do bem. Não me agradeçam, pois eu só fiz o que devia ter feito. Era a minha missão, então, se fiz algum bem foi a graça de Deus que fez através de mim. Com certeza continuarei servindo a Deus através do meu testemunho de vida, fazendo o bem por onde eu for.

Quero agradecer todas as pessoas que me ajudaram a crescer na fé nesses anos de serviço. Em primeiro lugar ao meu bispo Dom Celso que como pai me ajudou em tudo, principalmente esteve ao meu lado nesses 60 dias. Gratidão também, não com menos razão, aos irmãos do presbitério. Depois, agradeço a comunidade Consagrados Filhos de Maria, a qual amo tanto e que muito rezou por mim. Também agradeço a todas as paróquias por onde passei e principalmente as pessoas amigas que durantes esses 60 dias rezaram por mim. Com certeza suas orações não foram perdidas, elas me ajudaram a discernir. Não voltei como padre como alguns queriam, mas continuo um cristão com vocês. Enfim, agradeço com muito carinho aos meus pais e irmãos pelas orações, conversas e apoio.

Quero pedir perdão a tantas pessoas que eu possa ter ofendido ou magoado, por palavras ou atitudes. Se for possível, me perdoem, eu também sou um pecador. Meu abraço e gratidão de forma especial a todas as crianças. Ah como eu amo e sempre amarei todas vocês! Sim, vocês são a esperança de um mundo melhor.

Enfim, peço humildemente as orações de vocês e o respeito por aquilo que decidi. Evitem comentários desnecessários que não edificam. Apenas oração e respeito ajudam nesses momentos. Continuamos juntos, um irmão entre muitos irmãos. Deus abençoe a todos nós.

18 de julho de 2022.
Gilmar de Lima