24 JUNHO 2022 - Na noite de quinta-feira (23), a coordenação da Ação Evangelizadora organizou em parceria com a Pastoral Familiar e os movimentos familiares, uma live para as famílias.

Os movimentos convidados foram: Movimento de Irmãos, Encontro Matrimonial Mundial, Encontro de Casais com Cristo, Encontro de Pais com Cristo. O intuito da live é de estar em sintonia com as reflexões que estão acontecendo em Roma, no X Encontro Mundial das Famílias.

O Casal Jocel Woitovicz de Franca e Cleide Maria Rosário de Franca, casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, apresentaram o tema: “O que é o Encontro Mundial das Famílias?”, enfatizando a caminhada dos encontros anteriores e a temática deste encontro de 2022, que está acontecendo em Roma. O tema “Amor em famílias: vocação e caminho de santidade” está em continuidade das reflexões da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e pretende destacar o amor familiar como vocação e forma de santidade, para compreender e partilhar o sentido profundo e salvífico das relações familiares na vida. Ao final de sua exposição o casal lembrou o refrão do hino do evento “Acreditamos no amor, nós acreditamos na vida, nós vamos com você”, um convite para que as comunidades acompanhem as famílias.

Lembrando que estamos em percurso sinodal, Pe. André Marmilicz, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Araucária, relacionou a sinodalidade com a família. No caminho sinodal cada membro desempenha o seu papel unidos uns aos outros. As famílias, Igrejas domésticas, inserem-se neste caminho oferecendo-se como ambientes de “comunhão, participação e missão”, palavras-chave do processo sinodal.

O casal Faustino Suchla Filho e Maria Eloina Suchla, casal coordenador do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF), falou sobre o tema “O amor em família”, mostrando a beleza do amor vivido na família e a necessidade de cuidar constantemente desse amor, porque é em si muito frágil. “A alegria matrimonial implica aceitar que o matrimônio é uma combinação necessária de alegrias e fadigas num caminho que impele os esposos a cuidarem um do outro.” (cf. Amoris Laetitia 126)

O diácono João Carlos Schiessl e sua esposa Vera Lucia Schiessl, que são coordenadores do Encontro Matrimonial Mundial (EMM) no Regional Sul 2 – CNBB, discorreram sobre “Família, caminho de santidade”, como a resposta ao chamado que Deus faz a cada pessoa, cada qual no seu estado de vida. Os esposos e as famílias são chamados a santificarem-se através dos gestos do dia a dia, que é feita de afazeres domésticos, trabalho, educação dos filhos, lutos, doenças, relações entre irmãos, com as alegrias e preocupações que tudo isso acarreta.

Dom Celso Antônio Marchiori, expressou sua alegria por encontrar-se como as famílias. Lembrou que estamos em sintonia com o Papa Francisco e com os acontecimentos do X Encontro Mundial das Famílias. Na diocese as paróquias também preparam ações que estão envolvendo as famílias. Mencionou a carta que escreveu às famílias, “o grande destaque que fiz na carta às famílias foi a experiência do amor em família com pequenos gestos no cotidiano, fazendo assim o amor ser cultivado. O amor familiar deve ser alimentado pela centralidade da Palavra de Deus, portanto, o meu desejo é que tenhamos famílias que acolham a Palavra de Deus em lar. Que a Bíblia seja lida e rezada em família”. Convidou as famílias a participarem no dia 26 de junho, presencialmente ou pelas meios de comunicação da diocese, na Missa das Famílias, no santuário São benedito – Lapa.

Durante a live duas famílias mediante vídeos, comentaram como vivem o amor em família. Rafael Alves Paes e Vanessa Ramos de Andrade Paes, casal Coordenador Diocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC). João Paulo Moro, Elaine Madalena Cetnarski Moro e os filhos João e Maria, comunidade Santa Ana em São Jose dos Pinhais.

Acompanhe a live em: https://www.youtube.com/watch?v=wuAMZGOXFYU