16 JUNHO 2022 - No dia 14 de junho às 20h, a Comissão Sinodal Diocesana esteve reunida no formato online.

Os assuntos da pauta foram: as sínteses paroquiais, o processo de elaboração da síntese diocesana, o cronograma de reuniões até a apresentação da síntese diocesana e o planejamento do Encontro Pré-Sinodal que será realizado no dia 16 de julho.

Durante a reunião os membros destacaram suas reflexões, sentimentos e avaliação do caminho já realizado. A comissão já recebeu as sínteses das paróquias, das coordenações diocesanas das pastorais e movimentos, dos presbíteros, dos diáconos, dos colaboradores das paróquias e dos colaboradores da Cúria Diocesana. No momento, a comissão já está elaborando a síntese diocesana, que será apresentada no Encontro Pré-Sinodal.

No próximo dia 25 de junho (sábado) a comissão irá reunir-se presencialmente na Paróquia Senhor Bom Jesus em Mandirituba para a primeira revisão da síntese diocesana e o planejamento da forma de apresentação.

O Encontro Pré-Sinodal a ser realizado no dia 16 de julho, terá início às 13h30 e encerramento às 17h, o local será a Paróquia São Pedro em São José dos Pinhais. Para o encontro são convidados cinco pessoas por paróquia, os assessores e coordenadores das pastorais e movimentos diocesanos, os seminaristas, representantes dos diáconos e representantes das(os) religiosas(os). Neste dia serão destacados alguns testemunhos de escutas que aconteceram no percurso sinodal, apresentada a síntese diocesana que será enviada para a CNBB e ao final haverá uma missa com envio das paróquias e coordenações para a continuidade do percurso, agora com o enfoque na prioridade diocesana: comunidades eclesiais missionárias.