20 MAIO 2022 -  A Comissão Sinodal Diocesana promoveu ao longo do mês de maio os Encontros de Escutas Sinodais, para os quais foram convidados os funcionários que estão vinculados a paróquias da diocese.

Houve a orientação de uma preparação prévia para o encontro: Leitura Orante da Palavra a partir do texto Bíblico de Lucas 10, 38-41 (Encontro de Jesus com Marta e Maria) e a resposta da pergunta central do questionário.

O propósito dos encontros foi de escutar e discernir o que o Espírito inspira a ser realizado para o caminhar juntos como Igreja. A importância destes momentos de escuta está no fato dos funcionários estarem diretamente em contato com as pessoas e situações, podendo assim trazer reflexões vivenciadas e que podem contribuir para o conjunto de ações de toda diocese.

Dom Celso Antônio Marchiori salientou que realizar o percurso sinodal é “despertar no coração uma esperança muito grande. Não estamos na Igreja inseridos como fazedores, mas devemos nos sentir como filhos muito amados de Deus. Nosso fazer é uma consequência do ser amado por Deus, mesmo nas dificuldades”.

O bispo diocesano destacou também que está ouvindo pessoalmente cada pároco e refletindo sobre a importância de que “a secretaria paroquial, a casa paroquial, os demais ambientes da paróquia sejam, de fato, ambientes evangelizadores, que primam pela acolhida daqueles que nos procuram”.

As três sínteses que foram organizadas nos encontros serão agora organizadas em uma única síntese e ajudará a Comissão Sinodal Diocesana a compor a Síntese Diocesana.

Alguns depoimentos dos participantes dos encontros:

“Foi um encontro com trocas de experiências com muitas realidades diferentes. Contemplamos as atitudes de Marta e Maria ao receberem Jesus em sua casa. Palavras que nos convidam a olharmos mais fundo, meditarmos, como receber, sentar-se, ouvir, servir, ajudar, inquieta, preocupada. Levemos essas palavras para nossa vida para sabermos fazer nossas escolhas. Como Igreja precisamos caminhar juntos termos um mesmo centro em tudo que formos fazer, sempre abertos a ouvir o que o Espírito Santo tem a nos dizer, para que tenhamos uma Igreja cada vez mais evangelizadora e testemunha de Jesus Cristo.” (Michele Pedroso dos Passos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Piraquara)

“Participar da escuta sinodal juntamente com os colaboradores das demais paróquias do setor foi de grande valia. O texto bíblico e as reflexões que fizemos sobre ele contribuíram muito para que o encontro fosse proveitoso, e nos auxiliassem com as questões propostas. Ao ouvir as respostas de alguns colegas, foi possível perceber que temos pontos de vista muito semelhantes em relação às perguntas apresentadas, e o diálogo em grupo veio para nos mostrar que o “caminhar juntos” depende muito disso: “diálogo” entre pastorais, movimentos, comunidades, paróquia e diocese.” (Patricia Lopes da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Araucária)

“O Encontro Sinodal da Escuta dos Colaboradores foi de fundamental importância, pois tive a oportunidade de ser ouvido e de ouvir os outros que exercem a mesma missão. Senti-me conduzido pelo Espírito Santo, discernindo o que ele sopra nos dias de hoje na minha vida e da Igreja. Acredito que esse é o processo que devemos continuar fazendo em nossa Igreja para caminharmos sobre as luzes Espírito Santo, produzindo muitos frutos”. (Joel Célio Machado da Paróquia Senhor Bom Jesus – Mandirituba)

“Caminhar juntos é se unir em um só objetivo, falar a mesma língua. Acredito que temos ainda muito para aprender. Caminhamos devagar, mas tentando sempre acolher com atenção e carinho, ouvir e ser compreensivo com a dor do irmão. Precisamos ouvir mais e nos colocarmos no lugar do outro, ainda mais aqueles que procuram tirar suas dúvidas.” (José Carlos da Silva da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos – Piraquara)

No dia 03 de maio foi realizado a Escuta Sinodal no Setor I, na Paroquia São João Batista em Contenda

Dia 10 de maio, Setor 2, no Restaurante da Abai em Mandirituba, organizado pela Paroquia Senhor Bom Jesus – Mandirituba.

Dia 17 de maio na Paróquia São Pedro em São Jose dos Pinhais foi realizado o encontro para o Setor 3

Comissão Sinodal